Sem lactose/ Sumos, batidos e outras bebidas

Leite de amêndoa caseiro

Foi um percurso longo. O de deixar de beber leite de vaca e eleger o de amêndoa como o preferido (até à data*): leite de vaca sem lactose, leite de arroz, de aveia, de soja, de avelã: experimentei todos.

la4

Porque não bebo leite de vaca? Intolerância?
Tanto quanto sei não sou intolerante à lactose. Nunca fiz o teste. Mas sei que desde que deixei de o beber comecei a sentir-me melhor: menos cólicas e dores de barriga e, mais importante, crises de enxaqueca em número muito mais reduzido. Se está relacionado, não sei, nem o posso explicar. Sei-o por experiência e por ter escutado o meu organismo.

Os leites vegetais continuam a ser muito caros. O de soja, talvez o que no nosso mercado está mais vulgarizado (e mais em conta) é o de que gosto menos. A facilidade com que se faz leite vegetal em casa, deixa de justificar a compra, com a vantagem de sabermos exatamente o que leva, podermos controlar o açúcar adicionado e aromatizar a gosto. E o sabor e a textura aveludada com que fica, torna a escolha entre fazer e comprar facilitada.

la1 la2 la3

O que é preciso para fazer leite de amêndoa caseiro?
Uma chávena, tigelas, robot de cozinha, coador e pano para coar,  frasco para guardar o leite no frigorifico depois de feito.

*há outros que ainda não experimentei e de que posso vir a gostar: leite de kamut, leite de cabra ou outros que nem conheço ;-)

leite de amêndoa caseiro
Recipe Type: bebida
Ingredients
  • 1 chávena de amêndoas
  • 2 chávenas de água (de preferência filtrada ou mineral), mais a água necessária para demolhar as amêndoas
  • adoçante a gosto (mel, açúcar, xarope de ácer ou agave, stevia)
Instructions
  1. Deixar as amêndoas de molho de véspera numa tigela, descoberta, com um a dois dedos de água acima das amêndoas (podem ser deixadas de molho até 2 dias, para um leite mais cremoso).
  2. Escorrer a água em que estiveram a demolhar e passar as amêndoas por água fria, lavando bem.
  3. Colocar a chávena de amêndoas com as 2 chávenas de água no robot de cozinha e triturar na maior velocidade cerca de 2 minutos (este tempo pode variar em função do equipamento a ser usado).
  4. Colocar o pano em cima do coador que por sua vez é colocado em cima de um recipiente; deitar a mistura em cima do pano e coar. Apertar o pano para fazer sair a maior quantidade o leite de amêndoa possível, torcendo. Dá cerca de 2 chávenas.
  5. Adoçar a gosto (neste caso não adicionei) e misturar mais um pouco.
  6. Guardar no frigorífico num recipiente fechado por 2/3 dias.
Notes
As sobras deste leite, uma especie de farinha, podem ser usadas em papas de aveia, batidos e massa de muffins ou biscoitos. Também pode ser congelada.[br]O robot de cozinha que uso é a Bimby.

 

Newsletter

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    pudim de tapioca e frutos vermelhos
    March 15, 2014 at 10:23 pm

    […] leite de amêndoa caseiro […]

  • Reply
    Rute Reimão
    March 22, 2014 at 9:18 am

    Obrigada pela receita, há muito que andava para experimentar e achava que seria demasiado complexo. Vejo agora que a complexidade está em nós. Identifico-me com tantos posts que escreveu. Um beijo. Rute

    • Reply
      cristina guimarães
      March 24, 2014 at 2:17 pm

      Eu também pensava que era difícil ;-) Agora estou com vontade de experimentar também com aveia, arroz, outras nozes, e com diferentes sabores – canela, gengibre, cacau! =D
      Beijo!

  • Reply
    leite de aveia – Tomilho-limão
    February 24, 2015 at 6:08 pm

    […] entre os meus preferidos estão o de amêndoa e o de aveia. Já partilhei uma receita de leite de amêndoa e agora irei mostrar como se faz o leite de aveia, que é também muito […]

  • Reply
    5 pequenos-almoços sem lactose – Tomilho-limão
    October 10, 2016 at 11:59 pm

    […] partilhei a receita de leite de amêndoa caseiro ainda não tinha feito o teste de intolerância à lactose mas na verdade nem precisava. Já sentia […]

  • Leave a Reply