A cuidar de mim

10 ideias para uma marmita cheia de estilo

Agora que o regresso ao trabalho está próximo, voltam as rotinas do dia-a-dia e isso significa preparar o meu almoço e alguns lanches para levar. Fora o ocasional almoçar fora (que também sabe bem), este é um hábito que adquiri e do qual já não prescindo: consigo poupar o dinheiro que gastaria em refeições e sei o que estou a comer, o que me incentiva a fazer escolhas mais saudáveis.

Normalmente levo o que sobrou do jantar do dia anterior, o que nem me incomoda muito, mas quando não sobra há que procurar outras soluções. Adoro ver como as outras pessoas preparam as suas marmitas e o Pinterest é uma verdadeira fonte de partilha e inspiração!

Reuni 10 ideias que me chamaram a atenção e que certamente me irão ajudam a variar e a preparar uma marmita saudável e cheia de estilo :) Espero que gostem!

As 10 ideias e as razões porque as acho interessantes

[alpine-phototile-for-pinterest src=”board” uid=”icguimaraes” board=”Top-10-lunchbox” imgl=”pinterest” dlstyle=”large” style=”gallery” row=”5″ grwidth=”800″ grheight=”600″ size=”190″ num=”10″ max=”100″ nocredit=”1″]

    1. Tosta de perú, queijo, rúcula e manteiga de maçã
      Uma sandwich é sempre uma opção muito versátil porque permite variar muito em termos de sabor :) Nunca comi manteiga de maçã, mas fiquei curiosa e já fui à procura de uma receita.

 

    1. Pipocas com sabor a caramelo
      Tenho lido em vários sítios que as pipocas podem ser um snack saudável, mas depende, claro, do modo como são confeccionadas. Para lhes dar algum sabor escolhi esta versão com sabor a caramelo.

 

    1. Barras frescas de figo
      Uma receita pouco mais elaborada, mas que tornam um lanche numa delícia. Para fazer num domingo à tarde e desfrutar ao longo da semana.

 

    1. Paté de queijo feta e tostinhas
      Mais uma sugestão para variar num lanche.

 

    1. Salada de quinoa
      Usando a quinoa como base podemos fazer muitas combinações, vegetarianas ou não. Não tenho explorado muito a quinoa, confesso, mas esta sugestão de uma salada vegan, sem glúten e laticínios, captou a minha atenção e quero apostar mais na utilização deste super-alimento.

 

    1. Wraps de perú
      Nas minhas marmitas já utilizei tortilhas tanto para o almoço como para o lanche, em versões salgadas ou doces.

 

    1. Taças de fruta com chips de canela
      A fruta tem que ter presença assídua como sobremesa ou como snack ao longo do dia.

 

    1. Água com infusão de fruta
      Claro que não podia faltar água! Para adicionar sabor, mas não as calorias dos refrigerantes, podemos aromatizar com o sabor da nossa fruta preferida.

 

    1. Salada de couscous
      À semelhança da salada de quinoa, a ideia é usar o couscous como base e variar o mais possível as combinações de sabores.

 

    1. Sopa (minestrone)
      Não podia faltar. Sopa é meio sustento e por isso fecha em beleza esta lista. Escolhi como sugestão um minestrone por ser uma sopa que pode ser uma refeição por si só.

 

Espero que tenham gostado deste conjunto de sugestões, algumas novidade para mim também, e que se deixem inspirar por elas. Gostaria também de ler as vossas ideias!

Também poderás gostar de ler

2 Comments

  • Reply
    muffins saudáveis
    Setembro 2, 2014 at 9:44 pm

    […] resulta numa ida extra ao bar e uma escolha mais limitada de alimentos. Por isso, dando seguimento ao tema da semana passada, recolhi desta vez receitas de muffins, por se poderem transformar facilmente num lanche trazido de […]

  • Reply
    minestrone com edamame – Tomilho-limão
    Fevereiro 12, 2015 at 11:44 pm

    […] de fazer um minestrone, que me estava na ideia desde que fiz esta seleção para marmitas, e era mesmo o que precisava. Vai passar a ser certamente um prato a repetir muitas vezes cá em […]

  • Deixa um comentário