Da minha cozinha/ doces & sobremesas

Doce de physalis e bravo de esmolfe

As vezes as melhores combinações surgem de combinações inesperadas ou da vontade de aproveitar o que temos em casa para que são acabe em desperdício. Terá sido mais este o caso, o de aproveitar para não se estragar, que me levou a pegar nos physalis que tinha na fruteira. Como são frutos pequenos, não rendem assim muito, por isso decidi juntá-los a umas aromáticas maçãs de bravo de esmolfe e fazer uma compota.

docef3

Não queria fazer um doce para conservar durante muito tempo nem em muita quantidade, por isso reduzi o açúcar e depois de frio, guardei no frigorífico. Se quiserem fazer esta compota para conservar, sugiro que aumentem a quantidade de açúcar e guardem em frascos esterilizados.

docef4  docef1

Usei a bimby para fazer este doce, mas pode perfeitamente ser feito num tacho, durante o mesmo tempo ou até obter um ponto de estrada (colocar um pouco de compota num prato e passando uma colher no meio, o doce não se une). No final triturei um pouco a fruta, mas a textura é a gosto.

Gostei muito do resultado final! Acho que ficou delicioso! Acompanha muito bem pão com manteiga e café fresco, acabado de fazer ;-)

doce de physalis e bravo de esmolfe
Recipe Type: pequeno-almoço
Prep time:
Cook time:
Total time:
Serves: 1 frasco pequeno
Ingredients
  • 32 physalis (cerca de 200g)
  • 2 maças de bravo de esmolfe
  • 1 pau de canela
  • 175 g de açúcar
  • 1 cálice de água (o copo da bimby)
Instructions
  1. Lavar bem os physalis depois de os retirar da casca exterior
  2. Lavar, descascar as maçãs e cortá-las em pedaços
  3. Colocar a fruta na bimby e juntar açúcar e o pau de canela.
  4. Programar durante 30’, temp. 100º, vel. 2
  5. No final retirei o pau de canela, triturei um pouco a fruta e programei mais 3’, na mesma temperatura e velocidade, retirei o copo da bimby e coloquei o cesto para evitar os salpicos.

 

 

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário