Sem lactose

Iogurtes de soja caseiros

iogurte-soja2

Recentemente fui a uma consulta de nutrição funcional (estou a pensar escrever em breve um post mais detalhado sobre o assunto) e isso vai significar, nos próximos tempos, algumas alterações na minha alimentação. Percebi há algum tempo que há uma relação entre aquilo que como e a forma como me sinto (escrevi antes sobre o que me levou a deixar de beber leite de vaca) e por isso dar este passo e consultar alguém que sabe muito sobre esta relação, era para mim o mais natural. 

Uma das alterações que terei que fazer nesta fase é eliminar todos os laticínios da alimentação. Parece fácil (afinal já nem bebo leite), mas para quem adora o seu queijinho como eu, é preciso alguma adaptação. Outra questão é a introdução de mais proteína no pequeno-almoço e é aí que entra o iogurte de soja, como uma das opções. 

Tenho vindo a evitar os produtos de soja talvez por desinformação, por pensar que a soja podia ser geneticamente modificada. Se isso é motivo para preocupação noutros países, na Europa a legislação não permite a utilização dessa soja (fiquei a saber na consulta), o que me dá uma maior sensação de segurança no seu consumo. Não estava, portanto, habituada a comprar destes iogurtes e rapidamente me apercebi da “renda” que a sua compra pode significar, especialmente se se escolher os orgânicos. Foi por isso que decidi procurar receitas e experimentar fazer o iogurte em casa. É importante referir que não faço os iogurtes simples porque não os vou comer à colher, mas sim em batidos com frutos e sementes. Isto significa que podem ter um sabor acentuado a soja e não agradar a quem os quiser comer assim. Neste caso, o melhor é adoçar ou aromatizar a gosto (mel, canela, baunilha, fruta, cacau, etc).

O processo é muito simples mas requer alguns cuidados (usei uma iogurteira e a bimby, mas acrescento instruções para uma preparação convencional).

iogurtes de soja caseiros
Recipe Type: pequeno-almoço
Prep time:
Cook time:
Total time:
Serves: 6 a 8 iogurtes
Ingredients
  • utensílios
  • iogurteira
  • 7 ou 8 frascos pequenos
  • ingredientes
  • 1 litro de leite de soja
  • 1 iogurte de soja natural e sem açúcar
Instructions
  1. Esterilizar os frascos (coloco cerca de 1 minuto no microondas).
  2. Colocar o leite de soja no copo da bimby (que deve estar bem limpo e seco) e programe 4min, temp. 50º, vel 4.
  3. Junte o iogurte de soja e programe 1 min, vel 4 ou até misturar bem.
  4. Distribua pelos copos e leve à iogurteira durante a noite ou um mínimo de 6h.
  5. Os copos devem estar dentro da iogurteira sem tampa.
  6. Depois de retirar os fraquinhos da iogurteira, tape-os e leve ao frigorífico.
  7. Conservam-se cerca de 5 a 7 dias.

provamel

Estes foram os ingredientes que utilizei e também os que prefiro quando não tenho iogurtes caseiros feitos. São da Provamel e estão disponíveis em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados.

iogurte-soja

Preparação convencional
Pré-aqueça o forno nos 50º e desligue-o assim que atingir esta temperatura.
Leve o leite de soja ao lume e aqueça até aos 50º (ao colocar um dedo no leite deve sentir o leite morno).
Adicione o iogurte e mexa para incorporar bem.
Distribua por frascos previamente esterilizados e coloque-os num recipiente que possa ser abafado/embrulhado (com panos de cozinha ou uma pequena manta polar)
Coloque este recipiente no forno (já desligado) durante a noite.
No dia seguinte leve os iogurtes ao frigorífico.

Newsletter

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Maria João
    Abril 3, 2020 at 7:24 pm

    Boa tarde. Qual a quantidade de iogurte?
    Obrigada

  • Leave a Reply