dicas & organização

Menu da semana #48

plano

Ao sábado costumo fazer as compras e ao domingo adianto algumas tarefas que depois tornam a semana mais fácil. Uma indisposição obrigou-me a repousar um pouco neste domingo, o que me atrasou a organização da semana, mas nem assim deixei de fazer o meu plano de refeições semanais, que partilho convosco.

24 a 28 de novembro
segunda

filetes de paloco panado no forno com batata doce, salada mista

terça
febras e costeletas grelhadas, arroz e grelos salteados

quarta
‘huevos rancheros’

quinta
frango estufado com legumes e esparguete

sexta
sopa de peixe

 

Algumas notas e dicas:

  • Este plano é flexível e serve para ter uma ideia das refeições que se podem fazer com o que se tem em casa; faço o plano verificando o que tenho na arca e frigorífico para gastar;
  • Se num dia não apetecer o que está destinado, troca-se ou faz-se outra coisa;
  • Planear as refeições ajuda-me muito na organização do dia-a-dia: por exemplo, se na quinta vou fazer frango estufado posso tirá-lo da arca de véspera ou de manhã, para descongelar. Este é apenas um exemplo de como se pode poupar tempo/facilitar as tarefas.
  • Planear as refeições também me ajuda a introduzir variedade de alimentos: procuro alternar carne e peixe e também fazer uma refeição mais à base de ovos; em última análise, este aspeto também contribui para que se façam escolhas mais saudáveis;
  • Penso que também permite poupar algum dinheiro, por permitir fazer as compras de forma mais eficiente e também por reduzir o número de vezes que se vai ao take-away por não se saber o que fazer para jantar.

Estas são algumas das vantagens que encontro em planear as refeições. Procuro fazê-lo semanalmente, normalmente ao domingo. Não costumo planear as refeições do fim-de-semana: é normal comermos peixe grelhado ao sábado porque o trago do mercado e ao domingo à noite procuro fazer uma refeição simples, com sopa e mais alguma coisa. Ou então guardamos as saídas para comer fora para estes dias.
Também costumas planear as refeições?

Newsletter

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply