Da minha cozinha/ pão, bolos & biscoitos

Pão de polvilho doce (sem glúten)

Quando se está a tentar retirar o trigo da alimentação, nos primeiros dias é o desespero. Parece que ficamos focados em tudo o que não podemos comer e, no caso do trigo, o pão é o alimento que ocupa o lugar do pódio. Crescemos a comer pão e eu conseguia evitar o consumo frequente de folhados, croissants ou pastelaria, simplesmente porque gosto muito de pão. Pão branco, escuro, de centeio, integral, baguetes, com sementes, gosto de todas as variedades. Ao domingo à noite uma sopa e um pão com qualquer coisa e o jantar está arrumado :) Pão quente com manteiga, torradas, com doce…enfim, quem é que não gosta de pão!?

psg1

Na padaria o pão é feito com trigo, que agora preciso evitar. À medida que os dias vão passando consigo perceber como o meu organismo está a reagir bem à sua ausência (sinto a minha barriga tão mais leve) e por isso pretendo continuar assim. Nos supermercados e nas lojas de produtos naturais há pão sem glúten, mas a verdade é que não tem lá muito bom aspeto e é muito caro (cerca 4€ por um pão de forma? Não obrigada).

psg2  psg4

Para substituir o pão nos lanches da tarde foram-me sugeridas tostas à base de arroz ou milho ou então das do tipo pain de fleurs (bem caras, por sinal) e nos primeiros dias a coisa foi-se compondo. Mas aí bateu a saudade do pãozinho. Preciso muito de o voltar a trazer para a minha mesa e por isso tenho procurado receitas de pão sem glúten.

 

Este é o primeiro pão do género que faço e estou a seguir uma receita do blog Sem glúten Sem lactose (título que basicamente resume o meu regime alimentar do momento). Escolhi-a por ser muito simples, por ter todos os ingredientes em casa e por utilizar a máquina de fazer pão (um bom pretexto para lhe limpar o pó). O resultado final superou em muito as minhas expectativas. Eu não estava à espera do mesmo resultado do pão convencional: mas ainda assim, em termos de textura e de sabor, este pão surpreendeu-me muito. É um pão simples e muito bom! Não imaginam a minha alegria ao prová-lo depois de uma série de dias sem o meu pãozinho!!!

pão de polvilho doce (sem glúten)
Recipe Type: pequeno-almoço
Prep time:
Cook time:
Total time:
Serves: 1 pão
Um pão sem glúten simples e saboroso
Ingredients
  • 1 chávena de leite de soja
  • 2 colheres de sopa óleo (usei de girassol)
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá sal
  • 1 colher de sopa açúcar
  • 2 chávenas de farinha de arroz (usei integral crua da Provida)
  • 1 chávena de polvilho doce
  • 1 colher de chá goma xantana
  • 1 saqueta de fermento seco (11g)
Instructions
  1. Colocar os ingredientes na máquina de pão pela ordem que são apresentados
  2. Selecionar um programa de pão rápido (na minha máquina demora cerca de 2h)
  3. No fim coloquei cerca de 10 minutos no forno para dourar um pouco

psg3

Também poderás gostar de ler

3 Comments

  • Reply
    Joana Costa
    Dezembro 20, 2014 at 11:18 am

    sera que também dá para fazer no forno?

    • Reply
      cristina guimarães
      Dezembro 21, 2014 at 11:38 am

      Penso que também deve dar, embora ainda não tenha experimentado. Talvez numa forma de bolo inglês deixando estar até dourar…uns 30 minutos, dependendo do forno.
      Beijinhos,

  • Reply
    farinha sem glúten caseira – Tomilho-limão
    Julho 21, 2015 at 10:18 pm

    […] de receitas de pão foi sem dúvida o que me ocupou mais tempo. Já partilhei a receita de um pão de polvilho doce e também de pão paleo, mas quero continuar a fazer experiências. Fazer pão sem glúten é […]

  • Deixa um comentário