Sem lactose

Leite de aveia

Desde que deixei de beber leite de vaca tenho experimentado vários leites de origem vegetal. De entre os meus preferidos estão o de amêndoa e o de aveia. Já partilhei uma receita de leite de amêndoa e agora irei mostrar como se faz o leite de aveia, que é também muito fácil.

O primeiro passo é demolhar a aveia, no mínimo 2 horas, com água a cobrir a aveia uns 3 a 4 dedos (a aveia vai inchar, como se vê na foto). O ideal é deixar de molho durante a noite.

leite-aveia5

leite-aveia4

Depois de demolhar, rejeite a água onde esteve de molho, e lave a aveia generosamente usando um coador. Passe-a agora para o robot de cozinha (uso a Bimby) e siga os restantes passos da receita.

O leite de aveia é o meu preferido para comer com cereais ou granola, pois tem um sabor que não interfere com os restantes alimentos. À semelhança dos outros leites vegetais caseiros, tem a vantagem de poder ser aromatizado a gosto: canela. baunilha, cacau e especiarias, são algumas das possibilidades. Por norma não acrescento açúcar, mas para quem quiser um leite adocicado, sugiro o mel, xarope de ácer ou stevia, por serem açúcares naturais. Podem também acrescentar 2 a 3 tâmaras descaroçadas.

leite-aveia3

A aveia é uma boa fonte de vitaminas e minerais: cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, fósforo e manganês e também de vitaminas E e do complexo B e proteínas. É conhecida por ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e por reduzir o risco de cancro do cólon (1, 2).

leite-aveia2

 

Adenda: ao colocar a água na bimby, faça-o por partes (colocando primeiro metade da água, por exemplo), processe e depois vá acrescentando a restante água aos poucos, de modo a evitar que o leite venha por fora enquanto a bimby está a misturar. Obrigada, Rita, pela cooperação.

leite de aveia
Prep time:
Cook time:
Total time:
Serves: 1 garrafa
Ingredients
  • 140g aveia (usei integral)
  • 1,4kg água (aprox. 1400 ml)
  • 1 pitada de baunilha em pó bio
  • 1 pitada de sal fino
Instructions
  1. Coloque a aveia de molho durante o mínimo de 2 horas (pode deixar de um dia para o outro)
  2. Escorra a aveia e passe por água com um coador (rejeite a água onde esteve a demolhar)
  3. Coloque a aveia demolhada no robot de cozinha (uso a Bimby), acrescente a água por partes, a baunilha (ou outro aromatizante/adoçante a gosto), o sal e programe 2 min e 30 seg, Vel. 9 (ou o tempo necessário consoante o robot de cozinha que estiver a usar)
  4. Usando um coador fino (uso uma fralda de bebé) coe o preparado, espremendo até extrair todo o leite.
  5. Usando um funil, passe o líquido para um frasco previamente esterilizado e guarde no frigorífico (aguenta-se bem 3 a 4 dias).

leite-aveia1

Newsletter

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Claud's home
    March 2, 2015 at 10:14 pm

    Parabéns!
    Parabéns … uma sugestão saudável, deliciosa e uma composição tão harmoniosa, linda e deliciosa … Inspirador!
    Parabéns!
    Beijinho

  • Reply
    Rita
    March 10, 2015 at 7:54 pm

    Tentei fazer a sua receita na Bimby, mas com essas quantidades e velocidade 9, veio tudo por fora, e não é da tampa e borracha (comprei a pouco tempo), tive de fazer por partes. Como faz para isto não acontecer?
    Ficou maravilhoso, mas deu uma trabalheira limpar tudo.

    • Reply
      cristina guimarães
      March 23, 2015 at 2:05 pm

      Olá Rita,

      Obrigada por partilhar a sua experiência. No meu caso também veio um pouco por fora, mas pensei que fosse da minha borracha. Vou rectificar a receita para menor quantidade de água, para que esta situação não aconteça a mais ninguém.

    Leave a Reply