pão, bolos & biscoitos

Biscoitos de aveia e amêndoa

Este fim de semana fiz leite de côco caseiro para ir usando durante a semana. Com o leite feito, lembrei-me de uns biscoitos que tinha visto na revista Momento de Partilha deste mês. Há imagem mais reconfortante do que um copo de leite e uns biscoitos? Fui à cozinha verificar se tinha todos os ingredientes e meti mãos à obra.

IMG_2488 (1)

É indescritível o aroma maravilhoso que estes biscoitos deixaram na minha cozinha enquanto estavam no forno. Depois de sairem do forno, provei-os assim que arrefeceram o suficiente e fazem toda a justiça ao aroma delicioso. São muito bons! Crocantes mas também suaves no meio, saudáveis e saborosos. É uma receita a repetir em todas em variações sugeridas (desta vez optei pelo cacau): com gengibre, canela ou côco ralado. Ou baunilha ou substituindo o limão por laranja.

IMG_2487

Biscoitos de aveia e amêndoa

Print Recipe
Cooking Time: 10 mins

Ingredients

  • casca de meio limão
  • 200g de amêndoa com pele
  • 220g flocos de aveia integral
  • 70g óleo de côco
  • 2 ovos
  • 130g açúcar de côco
  • 1 colher de sobremesa de cacau em pó

Instructions

1

Pré-aqueça o forno a 180º

2

Forre um tabuleiro com papel vegetal (usei uma base de silicone)

3

coloque no copo a casca de limão e a amêndoa e triture 5seg/vel 6

4

Adicione a aveia e triture 5 seg / vel 6

5

adicione o óleo de côco, os ovos, o açúcar, e o cacau e envolva 15 seg /vel 5. Baixe o que tiver ficado nas paredes do côco e triture mais uns segundos se necessário à mesma velocidade.

6

Retire pedaços de massa e molde bolinhas.

7

Disponha as bolas no tabuleiro, pressione-as com um garfo e leve ao forno durante 10 minutos.

8

Deixe arrefecer sobre uma rede.

Notes

Esta receita foi adaptada da revista Momentos de Partilha do mês de março (p.13) e é uma receita elaborada com a Bimby. Para uma versão destes biscoitos sem glúten basta usar aveia sem glúten (a aveia em si não tem glúten mas é geralmente processada em instalações com cereais com glúten e por isso é "contaminada"). Esta receita é partilhada na revista por Sofia Paixão, do blog Glutenfree com Paixão.

Newsletter

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply