cosmética natural

6 esfoliantes que podem sair da tua cozinha

toner-906142_1280

Estou a tentar substituir os produtos de cosmética que tenho por versões mais naturais, à medida que forem acabando. A nossa pele é o maior órgão e portanto, se é importante escolher bem o que comemos e bebemos, também é importante fazer boas escolhas em relação ao que aplicamos na nossa pele e cabelo.

Como o meu esfoliante acabou fui à procura de receitas que pudesse fazer em casa, com ingredientes familiares saídos da minha cozinha e acima de tudo sem os químicos que constam da lista de ingredientes dos cosméticos que habitualmente compramos.

Aqui fica a minha seleção :) Digam lá qual é o vosso preferido?

Esfoliante de morango

Um esfoliante com cheirinho a morango só pode ser maravilhoso! Ideal para a primavera :)

Vais precisar: açúcar, morangos congelados, óleo de côco, extrato de baunilha

Sabe como fazer / receita e fotografia de Mommy Musings

esfoliante1

Esfoliante de canela

Este esfoliante faz lembrar o tempo mais frio mas não podia deixar de o incluir pelos benefícios que o óleo essencial de canela pode trazer à saúde e beleza da pele.

Vais pecisar: açúcar, canela, óleo de girassol (eu optava por oleo de graínha de uva), óleo essencial de canela

Sabe como fazer / receita e fotografia por Savvy Naturalista

esfoliante2

Esfoliante de côco, menta e lima

Passando do quente ao fresco com os aromas tropicais do côco, menta e lima. Aposto que este é o esfoliante ideal para os dias quentes de verão!

Vais precisar: óleo de côco, açúcar, óleo essencial de hortelã pimenta, raspa de lima

Sabe como fazer / fotografia e receita por Setting for Four

esfoliante3

Esfoliante de café

Ideal para preparar a pele para a praia pois atenua a (malvada) celulite. Se gostas do cheirinho do café, então este é o esfoliante para ti.

Vais precisar: óleo de graínha de uva ou azeite, açúcar mascavado, café em pó (ou borras de café), canela

Sabe como fazer / fotografia e receita por Wonky Wonderful

esfoliante4

Esfoliante de chá verde

Parece-me muito interessante a utilização de chá verde num esfoliante! O chá verde contém propriedades antioxidantes que ajudam na renovação celular, melhorando o aspeto da pele danificada.

Vais precisar: folhas de chá verde (saquetas de chá), açúcar mascavado, azeite, mel
Sabe como fazer / fotografia e receita por Live Simply

esfoliante5

Esfoliante de mirtilos e limão

Foi principalmente a cor que me chamou a atenção para este este esfoliante :)

Vais precisar: óleo de côco, açúcar, mirtilos congelados, óleo essencial de limão

Sabe como fazer / fotografia e receita por Dear Crissy

esfoliante6

Estes esfoliantes são feitos com ingredientes simples, naturais e a maioria deles temos em casa ou arranjamos com facilidade. Já tens um eleito?

Newsletter

10 Comments

  • Reply
    miriam
    Maio 31, 2016 at 12:42 am

    gostei =) apetece-me ir a correr preparar um frasquinho de cada 1!

    • Reply
      cristina guimarães
      Maio 31, 2016 at 10:48 am

      Eu ainda não consegui decidir qual vou fazer primeiro! =D

  • Reply
    Inês
    Maio 31, 2016 at 9:42 am

    Parabéns pelo blog e pela publicação!
    Já comecei a alterar os produtos de cosmética desde o inicio do ano, e já à dois meses que só uso produtos biológicos no cabelo e no corpo (já só falta trocar o hidratante que uso na cara que está a demorar a acabar). Faz uma diferença enorme no aspeto da pele e cabelo e mais ainda na carteira (como tenho a pele com eczema e muito sensível só usava produtos de farmácia, que são muito mais caros que os produtos que uso agora).
    Mas realmente ainda não tinha pensado em fazer o meu próprio esfoliante. O de café deve ser maravilhoso e dá para fazer só com produtos que já tenho em casa, sendo por isso o eleito para uma primeira experiência. Mas vou ter de experimentar o de canela e o de coco, menta e lima que quase dão vontade de comer!

    Beijo

    • Reply
      cristina guimarães
      Maio 31, 2016 at 1:21 pm

      Olá Inês,

      Já experimentei alguns champôs naturais e não me dei bem. Tenho o cabelo muito fino e ou fica sem vida ou fica muito seco. Se tiveres dicas em relação a marcas, agradeço :) Em relação aos esfoliantes, fiquei rendida à facilidade com que se fazem. Acho que o de café vai ser o dos próximos tempos para ajudar a preparar a pele para a praia!
      Beijinhos!

      • Reply
        Inês
        Maio 31, 2016 at 2:32 pm

        Quando decidi comprar um champô biológico andei a investigar e li o relato de várias pessoas sobre o assunto. Todos os relatos diziam o mesmo, que no inicio o cabelo ficava com um aspeto mais estragado e muito seco, devido ao “desmame” dos produtos químicos que dão um falso aspeto de cabelo saudável, mas que com o uso continuo ia ficando cada vez melhor. É o que tem estado a acontecer comigo. Tenho o cabelo encaracolado (e muito seco desde sempre), e no inicio ficou realmente com um aspeto muito estragado e quase sem caracóis. Agora já começa a ter um aspeto bonito, até melhor do que antes, e a caspa e comichão que tinha antes desapareceu totalmente.
        Até agora o que mais gostei foi um da Sante de laranja (comprei no celeiro) mas tenho ouvido falar bem do Odylique e da Bentleys Organic (marca que vou experimentar a seguir) (vendem-se na círculo bio). O que faço para o cabelo ficar menos seco é adicionar umas gotas de óleo puro de órgão (que comprei no glicínias – jumbo) no champô e também no amaciador antes de os aplicar, não colocar nenhum produto depois do amaciador e deixar secar ao natural sempre que posso.
        No fim de semana já vou experimentar esse esfoliante de café! :)

        • Reply
          cristina guimarães
          Maio 31, 2016 at 10:14 pm

          O último que experimentei foi o da Bentleys Organics mas pelos vistos não dei tempo ao tempo :) Também me falaram bem de um da Jason. Estou a ver que tenho que insistir mais um pouco. Obrigada pelas dicas! ;-)

  • Reply
    Inês
    Maio 31, 2016 at 9:52 am

    Que sugestões deliciosas, Cristina, apetece fazer já uns quantos e ir experimentando hihi quanto tempo será que duram? e qual será a melhor forma para os conservar durante mais tempo?

    Beijinhos*

    • Reply
      cristina guimarães
      Maio 31, 2016 at 1:25 pm

      Olá Inês,

      Penso que não devem durar assim muito tempo porque não têm os conservantes, talvez uma a duas semanas. A vantagem é que se podem fazer em pouca quantidade e assim também se vai variando os aromas :)

      Beijinhos :)

  • Reply
    Eduarda Lopes
    Maio 31, 2016 at 5:20 pm

    Todos! Post maravilhoso Cristina! Muito OBRIGADA! Vou partilhar na minha página! Beijinhos

    • Reply
      cristina guimarães
      Maio 31, 2016 at 10:10 pm

      Obrigada Eduarda :) <3

    Leave a Reply