Workshops & Showcooking

Pequenos-almoços saudáveis

No sábado passado fui à primeira aula do curso de culinária saudável que a O.ri.gi.ne tem a decorrer. Este curso é composto por várias aulas e pode ser feito completo ou por módulos, consoante a disponibilidade ou interesse de cada um. O tema abordado neste sábado foram os pequenos-almoços saudáveis e foram várias as sugestões para um pequeno-almoço saudável, nutritivo e saciante. Estou sempre à procura de novas receitas e fiquei muito satisfeita com as propostas apresentadas. Aprendemos que com uma mesma base é possível obter diferentes sabores e texturas e que, com um pouco de organização, é possível fazer um bom pequeno-almoço durante toda a semana, sem passar horas na cozinha.

IMG_2898

Aprendemos a preparar o chá 3 anos com e sem canela, a fazer papas de aveia, a fazer um arroz doce amarelinho (sem ovos) e um creme de arroz com topping crocante, uma granola colorida e com um aroma delicioso, um batido com fruta fresca e umas panquecas de trigo sarraceno com creme de alperce. A sala estava cheia e foi bom ver pessoas de todas as idades interessadas saber mais sobre alimentação saudável e disponíveis para fazerem algumas mudanças em casa com os ensinamentos que a formadora Ana Fátima nos transmitiu.

2 colunas dup  1 + 2 colunas

Estou muito ansiosa pela próxima aula onde vamos conhecer as fontes de proteína vegetal, um tema que me interessa particularmente. Quero fazer refeições vegetarianas com maior frequência mas garantido que o faço de forma equilibrada, sem que faltem os nutrientes necessários ao meu bem-estar. As vagas para o próximo sábado já estão esgotadas mas não deixes de te inscrever pois haverá uma aula extra no domingo, dia 6. Vê o calendário de formações para o mês de novembro para que não deixes escapar os temas do teu interesse.

IMG_3126

Partilho convosco uma das receitas que aprendemos: Foi difícil escolher, mas optei pelo arroz doce que é mesmo uma receita de pequeno-almoço mas também pode ser transformado numa sobremesa saudável.

arroz doce
Author: O.ri.gi.ne
Prep time:
Cook time:
Total time:
Ingredients
  • 1 chávena de arroz integral redondo demolhado e já cozido
  • 2 chávenas de leite de arroz
  • 1 pau de canela
  • 1 pitada de açafrão
  • 1 casca de limão
  • canela em pó q.b.
  • geleia de arroz a gosto
Instructions
  1. Leve ao lume o arroz já cozido com o leite de arroz, o pau de canela e a casca de limão
  2. Coza em lume brando durante 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando.
  3. Após este tempo, adicione a pitada de açafrão e a geleia de arroz a gosto, envolvendo.
  4. Desligue o lume
  5. Sirva polvilhado de canela em pó
Notes
O arroz utilizado nesta receita é o integral, redondo. Deve ser demolhado no mínimo 2 horas e cozido até ficar com a consistência desejada.[br][br]Pode cozer uma maior quantidade de arroz durante o fim de semana e depois usá-lo para preparar esta receita ou para incluir noutras refeições.

2 colunas +1

No fim do workshop recebemos um desafio na forma de uma abóbora hokkaido!! O que vou fazer com a minha? ;-)

IMG_3137

O que é a O.ri.gi.ne?
A O.ri.gi.ne é um projeto na área de alimentação e estilo de vida saudável. Engloba uma escola de culinária, onde decorrem cursos e workshops de alimentação saudável, concebidos para que qualquer pessoa se possa inscrever e lecionados por diferentes formadores, selecionados consoante o tema a abordar. Para um acompanhamento mais personalizado, a O.ri.gi.ne disponibiliza consultas de alimentação e estilo de vida saudável e/ou o serviço de acompanhamento e aconselhamento na compra de alimentos e também disponível um conjunto de terapias e técnicas terapêuticas indicadas para condições específicas. Tanto as consultas como as terapias são da responsabilidade da Mafalda Silva, coordenadora da O.ri.gi.ne. Acompanha todas as novidades através do Facebook ou coloca as tuas dúvidas por email.

A NaturRia e a Vertente de Sabores são parceiros da O.ri.gi.ne na organização deste curso.

2 colunas

Newsletter

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Proteína vegetal, onde a encontrar? – Tomilho-limão
    November 7, 2016 at 10:50 pm

    […] um prato completo (proteína + hidratos + vegetais + complemento) e ainda uma sobremesa. Tal como na semana passada, vou partilhar uma das receitas que preparámos e escolhi a sobremesa ;-) Fiquem atentos pois […]

  • Reply
    Cozinhar com algas – Tomilho-limão
    November 25, 2016 at 9:05 pm

    […] o nível 1 do curso de culinária saudável na O.ri.gi.ne. O tema da quarta aula (ver mais sobre a aula 1, aula 2 e aula 3) foi a utilização de algas na cozinha e era um assunto que me interessava muito […]

  • Leave a Reply