culinária e saúde

Armas caseiras contra a celulite

É o problema de sempre. Mais ou menos todas as mulheres a têm e todas se querem livrar dela, a malvada celulite e o inestético aspeto “casca de laranja”. Eu cá quero muito que ela se ponha a milhas, e se para isso não tiver que gastar rios de dinheiro em tratamentos específicos, tanto melhor. Mas parece-me que não há um remédio único e milagroso mas sim uma combinação de medidas que podemos adotar para combater a celulite e primeiro é necessário compreender o que causa o seu aparecimento.

A celulite resulta de quatro fatores principais: a retenção de líquidos, a má circulação, o aumento da percentagem de gordura corporal e da redução da elasticidade da pele. Há ainda outros aspetos que podem influenciar com a existência de celulite, como os problemas hormonais e a própria herança genética, o que explica que mulheres bastante magras ainda assim tenham celulite.

A alimentação tem um papel muito importante, sem dúvida, e por isso é fundamental saber quais os alimentos a evitar. O consumo excessivo de sódio/sal, que aumenta a retenção de líquidos e também de açúcar, que contribui para a acumulação de gordura corporal, são os dois principais culpados mas também aqueles em que podemos agir diretamente, fazendo escolhas mais acertadas. Também o consumo de farinhas brancas, de cereais refinados e de gorduras hidrogenadas tem uma influência negativa pelo que é importante optar por farinhas e cereais integrais e por gorduras saudáveis, tal como o azeite e óleo de côco.

O que mais se pode fazer para combater a celulite?

Hidratação / detox – beber bastante água, no mínimo 1,5l e apostar em bebidas que ajudem com a retenção de líquidos é fundamental.

Alimentação – para além de uma redução global de sal e açúcar na alimentação deve apostar-se no consumo de alimentos ricos em potássio (batata doce, bananas, os vegetais de folha verde, água de côco, abacate, entre outros) pois ajudam na libertação de líquidos, bem como em alimentos ricos em fibra (vegetais de folha verde, por exemplo), para um bom funcionamento do intestino.


Exercício – uma boa rotina de treino, incluindo treino de cardio e de musculação ajuda a combater a celulite. O treino intervalado de alta intensidade é referido como uma boa opção para a queima de gordura corporal, melhorando o aspeto casca de laranja.

Esfoliação a seco – uma prática milenar que estimula a circulação sanguínea e tem um efeito drenante.

Massagem/tratamento localizado – a utilização de um óleo de massagem para aplicar nas áreas problemáticas composto por óleo essencial de toranja com óleo de côco ou uma esfoliação à base de café pode ajudar a melhorar o aspeto da pele.

Suplementos – dois suplementos a considerar são o gingko biloba, por aumentar a circulação sanguínea ou a centelha asiática, por ter um efeito benéfico na regeneração dos tecidos e também por ajudar na produção de colagénio.

Mais dicas para combater a celulite? Adorava ficar a saber os teus truques! Deixa o teu comentário ;-)

Newsletter

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply