Da minha cozinha/ doces & sobremesas

Crumble de maçã e marmelo

Talvez por não as por em prática com tanta frequência, penso sempre que as sobremesas não são o meu forte. Sempre que quero fazer algo doce, não me aventuro muito e procuro receitas pouco elaboradas, embora sinta cada vez mais a necessidade de aprender novas técnicas e de experimentar receitas mais exigentes. Ainda assim, acho que é fundamental ter na manga uma receita infalível, que até o menos aventureiro possa fazer com sucesso, e que faça as delicias de todos. Este crumble cumpre todos os requisitos: é muito fácil, rápido, económico…e delicioso!

Podem fazê-lo apenas com maçãs (ou com cerejas, quando estamos na época), mas a junção dos marmelos dá um toque especial a este crumble, um aroma inconfundível a outono. Se o calor dos últimos dias continuar, uma bola de gelado de baunilha ajuda a arrefecer o paladar (mas não o coração pois esta é uma sobremesa de conforto!). Cá para mim, até vão desejar que fique frio! ;-)

Versão Bimby
Pré-aqueça o forno a 180º
Colocar no copo a farinha, a aveia, a manteiga e o açúcar, e programe 10 seg / Vel 6. Retire e reserve. Corte as maçãs em quartos, coloque-as no copo e picque 2 seg / Vel 4.
Cozinhe as maçãs e os marmelos com o açúcar e a canela durante 5 min / 100º / colher inversa / Vel 1. Coloque as maçãs num tabuleiro, cobra com a areia reservada e leve ao forno a 180º durante 30 minutos.

Crumble de maçã e marmelo

Serves: 6 a 8
Cooking Time: 30 minutos

Ingredients

  • 150g de farinha de espelta (podem usar farinha de trigo)
  • 100g de manteiga
  • 80g de açúcar mascavado
  • 2 mãos cheias de flocos de aveia (cerca de 25g)
  • 700g de maçãs e marmelos (usei 2 marmelos pequenos e 4 maçãs pequenas)
  • 40g de açúcar mascavado
  • 1 c. de chá de canela

Instructions

1

Pré-aqueça o forno a 180º

2

Misture a farinha, manteiga e açúcar até formar uma espécie de areia. Pique a aveia num moinho de café e junte.

3

Corte as maçãs e os marmelos em cubos e leve-as ao lume com o açúcar e a canela.

4

Deixe cozinhar até amolecerem mas sem deixar que fiquem em puré. Se necessário junte uns borrifos de água.

5

Coloque as maçãs e os marmelos num tabuleiro de ir ao forno, cobra com a areia reservada e leve ao forno durante 30 minutos.

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário