vida

Filmes imperdíveis nesta quarentena (e na vida)

No pouco tempo que tenho livre gosto de ver séries e filmes. Era algo que já gostava de fazer mas ainda se intensificou mais quando me juntei ao clube do filme. Eu explico. Todos os dias quando chegava ao trabalho, tinha o prazer de conversar com os meus colegas sobre o que o tínhamos visto e começamos a desafiar-nos a ver determinados filmes e séries só para podermos falar sobre eles. Por brincadeira, chamamos a este momento o Clube do Filme, e tenho tantas saudades deste início de dia.

Uma dos membros deste clube é a Mariana, cuja paixão e conhecimento por cinema me fascina. Foi ela que me fez uma lista de filmes que eu devia ver na vida e que acedeu agora ao meu pedido de escrever uma lista de filmes imperdíveis para este período de quarentena. Já se vislumbra o fim deste isolamento, mas qualquer pretexto é bom para ver um filme da lista que a Mariana criou e que agora partilho. Preparem as pipocas!


10 filmes para enganar a quarentena

Agora que nos vemos obrigados a estar por casa, já não são precisas desculpas para nos sentarmos no sofá, ligar a televisão e ver todos os filmes que até agora nunca tínhamos tido tempo para ver. Desde a comédia ao drama, trago-vos 10 filmes que aconselho a toda a gente :-)

Parasite

Comédia, Drama, Thriller
Parasite é uma história imprevisível sobre duas famílias em lados socioeconomicamente opostos. Estamos perante – como nos diz o realizador – uma comédia sem palhaços e uma tragédia sem vilões.

Capernaum

Drama
Aos 12 anos, a vida de Zain é tão infeliz que ele decide processar os pais pelo seu nascimento. Capernaum é caos em português e é exatamente sobre isso de que se trata o filme.

Burning

Drama, Mistério
Em Burning pouca é a diferença entre o tédio e o prazer. Depois de duas horas de metáforas e subtis detalhes, vemos finalmente magia a acontecer nos últimos cinco minutos do filme.

Jojo Rabbit

Comédia, Drama
Jojo parte numa aventura junto do seu melhor amigo imaginário: Adolf Hitler. De repente, uma criança e a II Guerra Mundial são motivo para rir.

Waves

Drama, Romance
Waves é uma verdadeira viagem de emoções. Neste filme vemos duas histórias numa só, onde experienciamos um drama caótico e onde, mais tarde, somos acalmados pela leveza com que a irmã de Tyler nos guia no resto do filme.

Zodiac

Crime, Mistério
Zodíaco é o serial killer que todos procuram. Durante a pesquisa obsessiva de Robert vemos, provavelmente, uma das melhores cenas de suspense de sempre.

Three Billboards Outside Ebbing Missouri

Comédia, Crime, Drama
Esta é uma tragicomédia sobre a mãe que envergonha a polícia por não encontrar o assassino da sua filha, dando a conhecer o melhor e o pior que há em nós. Este filme vale pela perícia com que cada linha do guião foi escrita e a performance de arrepiar que Frances McDorman nos oferece.


The Big Lebowski

Comédia, Crime
Confundido com um milionário com o mesmo nome, Lebowski parte numa aventura bizarra para encontrar um tapete perdido. The Dude leva-nos por uma história que tem tanto de sinistro quanto de cómico.

Knives Out

Comédia, Crime
Quem matou o chefe da família? Quando todos achamos que já sabemos quem é que matou Harlan, somos confrontados com novas pistas e pensamos ter descoberto outra vez o suspeito. O filme vale pelo seu argumento e pelas gargalhadas que vamos dando ao longo da narrativa.

Her

Drama, Romance, Sci-Fi
Num futuro não tão longínquo, um escritor solitário apaixona-se por um sistema operativo. Vi este filme pela segunda vez e finalmente encontrei o seu encanto. Em Her, refletimos sobre o amor, os relacionamentos, mas também sobre a solidão. O filme de Spike Jonze é um convite para debater até onde é aceitável levar o amor.

E porque a quarentena talvez se alongue, deixo o meu filme preferido de sempre:

12 angry man

Drama
Pode parecer aborrecido passar duas horas com doze homens num só cenário que ainda por cima é a preto e branco. Mas que se desenganem os que acham que este filme é um tédio, esta longa-metragem impacta pela mestria de fazer do discurso a parte mais cativante do filme.

E para os amantes de cinema que acham que estes filmes não são suficientes, aconselho a passarem pela Filmin, uma plataforma de streaming de filmes independentes. Lá podem ver desde clássicos como Hiroshima, Meu Amor, ao recente vencedor de todos os óscares – Parasite. Nesta plataforma também podem encontrar títulos portugueses, como Mosquito que recentemente abriu o Festival de Cinema de Roterdão. Também a Medeia Filmes disponibiliza filmes todas as semanas de forma gratuita.

Da gigante Netflix também nos chegam boas notícias. A plataforma de streaming disponibilizou filmes do Studio Ghibli, um estúdio de animação japonês, criador de a Viagem de Chihiro e The Wind Rises. Também este mês a Netflix lançou filmes de Christopher Nolan, Sofia Coppola e Kubrick.

Não sendo amante de séries, recentemente vi When they see us e confesso que adorei. A série, baseada numa história verídica, conta a surreal viagem de cinco negros que foram injustamente condenados por uma violação que não cometeram. A partilhar o pódio temos também Mindhunter, uma série sobre dois investigadores que tentam perceber a mente de conhecidos serial killers.

Mariana Pires da Rosa


Quantos destes filmes já viram? Deixem o vosso comentário e partilhem os filmes que fazem parte da vossa lista de filmes imperdíveis!

Fotografia de capa por twinsfisch on Unsplash

Newsletter

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply