A cuidar de mim

Antes de ir para a cama…

Um dos aspetos que tenho trabalhado bastante nos últimos tempos é na minha rotina antes de ir dormir. A pandemia tem tornado estes últimos tempos muito difíceis para todos. Para mim, o acumular de dois anos exigentes (tanto a nível pessoal como profissional) fez aumentar muito os meus níveis de stress e teve real impacto na qualidade do meu sono (ou na falta dela). Independentemente de se estar ou não a atravessar um período mais complicado, conseguir descansar e ter uma boa noite de sono é fundamental para uma vida saudável. É por isso que partilho algumas dicas que me têm vindo a ajudar a melhorar a minha higiene de sono.

O telemóvel fica fora do quarto

Esta é a que mais me custa e a que mais benefícios tem sempre que a consigo manter. Na verdade já sabia que tinha que o fazer mas é uma espécie de guilty pleasure. O tempo de ecrã, passado nas redes sociais, no youtube ou a ver o email e estavam a levar-me muito tempo e a não permitir “desligar”. Dei por mim a acordar a meio da noite e a pegar no telemóvel, ficando acordada algumas horas, e a ser a primeira coisa que fazia quando acordava de manhã. Foi por isso que, numa primeira fase, cheguei mesmo a deixar o telemóvel fora do quarto para reaprender a adormecer quando se desligam as luzes. Tal como acontece com a mudança de todos os hábitos, bons ou maus, não consegui alterar o meu comportamento de um dia para o outro. Houve dias em que parecia que o sono não vinha pois estava habituada a adormecer embalada pelo som nos headphones e hoje felizmente posso dizer que isso já não acontece com tanta frequência (muito graças à dica nº 2).

(Re)descobri o prazer da leitura

Quando pousei o telemóvel passei a ler muito mais. Quando era miúda era capaz de passar uma tarde de volta de um livro e não descansava enquanto não sabia como acabava a história. Este gosto pela leitura, confesso, estava muito adormecido. Pesquiso e leio muito sobre temas do meu interesse (profissionais ou de interesses em geral), mas pegar num livro e mergulhar numa boa história já se estava a tornar raro, ou que acontecia apenas nas férias de verão (e nem sempre). Na mesa de cabeceira tenho agora uma pilha de livros, comprados, oferecidos ou requisitados na biblioteca municipal. A leitura antes de dormir tornou-se, assim, parte na minha nova rotina. Já li mais neste início de ano que provavelmente nos dois ou três anos anteriores e que bem me tem sabido redescobrir este prazer!

Cuidar do rosto

Quem me conhece sabe que a minha rotina de beleza se resume ao creme hidratante de manhã. Se usasse maquilhagem, era bem capaz de me ir deitar sem limpar o rosto (sim, eu sei que é o pecado capital dos cuidados de beleza, shame on me). Continuo a não me imaginar a ter uma rotina de rosto com mil e um passos, mas nem oito nem oitenta. Tenho feito um esforço por limpar sempre o rosto e por aplicar um creme de noite. Uma vez por semana tento fazer uma máscara anti-idade ou uma hidratação mais profunda. É toda uma aprendizagem que não tem só a ver com conseguir ter uma pele mais cuidada, embora isso seja bom claro, mas tem mais a ver com o momento de auto-cuidado e de preparação para o período de descanso. Talvez em breve partilhe uma minha rotina de rosto e os produtos que estou a usar.

Diário de gratidão

Pode parecer algo estranho mas esta prática bem simples ajuda-me a relativizar e a dar importância àquilo que é realmente importante. É uma prática que não tem regras para seguir, mas para mim antes de dormir é o momento ideal pois permite-me focar nos aspetos positivos desse dia e assim contrabalançar com as emoções negativas que possa ter. É, assim, não só um ritual antes de dormir, que me ajuda a reduzir o stress, mas também uma prática com benefícios comprovados para a saúde mental. Confesso que quando comecei a escrever só me vinham à cabeça aquelas coisas óbvias pelas quais estamos gratos (a família, a saúde, os afetos, …) mas com o continuar do hábito comecei a escrever coisas mais mundanas (por exemplo, estou grata por finalmente ter uma máquina de secar a roupa que me poupa tantas idas à lavandaria) e está tudo certo. Há quem escreva muito e há quem escreva pouco, há quem use o telemóvel ou um caderno, há quem escreva todos os dias e há quem salte um dia ou outro. É tudo válido. Eu escrevo numa página de um caderno, simplesmente porque é algo que continuo a gostar imenso de fazer: escrever no papel, usar diferentes canetas, experimentar caligrafias.

E estas são as dicas que tenho para partilhar. Sinto uma enorme evolução desde que comecei a por em prática cada uma delas. Tens algum ritual especial antes de ir dormir?

Também poderás gostar de ler

2 Comments

  • Reply
    Maria
    Março 15, 2021 at 10:40 pm

    Boas dicas para ter um sono mais relaxante e de qualidade

    • Reply
      cristina guimarães
      Março 18, 2021 at 8:43 am

      Têm-me ajudado muito! Beijinhos :-)

    Deixa um comentário