A cuidar da casa

Poupar dinheiro com a Bimby

Sinto que deixo um rim no supermercado todos os meses. Bem sei que estamos mais em casa e que isso pode aumentar a despesa mensal, mas sei também que haverá margem para poupar algum dinheiro, com alguma organização. Tenho pesquisado formas de reduzir a conta do supermercado sem que isso signifique perder qualidade, pois gosto de ir experimentando diferentes alimentos e prefiro gastar numa boa alimentação do que gastar mais tarde na farmácia. Há muitas medidas que podem ser postas em prática, como comprar a produtores locais, fazer listas antes de ir às compras ou planear as refeições, mas neste momento estou concentrada em gastar aquilo que tenho na despensa e em usar mais a minha Bimby, fazendo em casa algumas coisas em vez de as comprar. Este é, aliás, um dos principais argumentos de venda desde robot de cozinha, e eu sou culpada assumida de não o fazer render tanto como deveria.

O que se pode fazer?

Em jeito de registo para leitura futura (minha e vossa, se acharem útil), deixo aqui algumas ideias de como se pode usar a Bimby (ou outro robot de cozinha que tenham ou estejam a pensar comprar e não, não vendo Bimbys!) como forma de amealhar mais uns trocos. Naturalmente que qualquer refeição que se faça em casa é mais económica do que comer fora e portanto essa será a estratégia principal, a de reduzir o número de refeições fora de casa ou de takeaway.

Massas

Já experimentaste fazer massa de rissóis no tacho? Pois bem, se respondeste afirmativamente, parabéns pelo bícep que de és portador(a). Na Bimby é muito fácil mesmo! E também se faz massa quebrada, de pizza, ou outras massas que não me atreveria a fazer se não tivesse este robot (exceção para as massas filó e folhada, que continuarei a comprar sempre que precisar). Quero começar a fazer mais quiches, pois cada vez sou mais fã de fazer um jantar composto por sopa e mais alguma coisa, especialmente agora que estamos em teletrabalho e fazemos todas as refeições em casa e simplificar é palavra de ordem.

Farinhas

De arroz, aveia, de leguminosas, isto é algo que já ponho em prática, na verdade. Uma nota para a versatilidade de pegar em feijão seco, reduzi-lo a farinha, e conseguir fazer uma sopa de feijão sem preocupações com horas a demolhar.

Bolos e muffins

Adoro o aroma que inunda a cozinha quando há um bolo a cozer no forno. A preferência cá em casa é por bolos caseiros simples (cenoura, iogurte, laranja, banana) e acabei por não criar o hábito de comprar bolos no supermercado. Sei que é possível fazer pães de leite, lanches e outras coisas do género, mas não temos o hábito de comprar esse tipo de coisas, pelo que também não me inclino muito a fazê-las. À exceção de scones (acabei de me lembrar) que sabem tão bem num lanche de domingo, juntamente com manteiga amolecida, compota e café de mistura.

Sumos e néctares

Aqui há muita margem de poupança da minha parte mas receio ter que começar uma verdadeira evangelização cá em casa. Fiz Bimbal algumas vezes, que é um sumo de longa duração feito com fruta, mas irei enfrentar o adamastor se tentar substituir certos e determinados sumos e chás adocicados (para não mencionar marcas). Posso sempre tentar!

Bolachas

Apesar de não comprar com muita frequência bolachas muito açucaradas, acabo por trazer alguns pacotes de bolachas de água e sal ou outras opções com menos açúcar. Já criei uma lista de bolachas e biscoitos caseiros para ir experimentando: já fiz os biscoitos da olinda, simples e deliciosos, e também as bolachas em rolo, que desapareceram num abrir e fechar de olhos.

Iogurtes sem lactose e pudins proteícos

Uma área para voltar a apostar em grande, que é fazer iogurtes em casa, agora na sua versão sem lactose. Vou também experimentar fazer pudim proteíco mas ainda tenho que testar as receitas.

Bebidas vegetais

Outra aposta. Tenho até algumas receitas publicadas, como a bebida de aveia e a bebida de amêndoa mas quero fazer bebida vegetal de arroz, que é a favorita cá em casa.

Ralar, ralar e ralar mais um bocadinho

As embalagens de produtos pré-preparados são geralmente mais caras do que se as prepararmos em casa. É senso comum, mas o dia a dia atrapalha e dou por mima a ceder ao que permita colocar uma refeição completa na mesa de forma mais rápida. Num robot de cozinha podemos ralar legumes para uma fazer uma salada 4 estações, por exemplo, ralar pão e transformá-lo em pão ralado aromatizado a gosto ou ralar queijo (tenho que me lembrar de o fazer, principalmente quando quero utilizar queijo ralado sem lactose, que é muito mais caro se se comprar já ralado), apenas para mencionar alguns exemplos.

Mais dicas

Podem ver outras dicas sobre este tema:

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário