A cuidar de mim

Tu és capaz

Acho que serei uma eterna estudante. Gosto de aprender, de pesquisar e não me imagino sem ter curiosidade para perceber a razão das coisas. Digo isto, não porque me considere uma pessoa com uma enorme cultura geral (antes pelo contrário…tenho ainda tanto mas tanto para aprender), mas porque esta curiosidade me faz ir um bocadinho mais além…nem que seja para saber mais sobre as coisas mais básicas da vida ou para estar atenta àquilo que acontece na minha esfera profissional.

Fotografia de Jonatan David no Unsplash

Talvez esta característica me tenha feito chegar à idade que tenho com coragem (ingenuidade?) para me inscrever (pela segunda vez) num mestrado. Inscrevi-me a primeira vez em 2003 e não o terminei. Não era a hora. Andei ocupada a ser mãe, o mais importante sem dúvida, e a dar prioridade também a outros projetos no trabalho, que fiz crescer com muita paixão mas que me custaram suor e lágrimas. Foi uma decisão difícil, a de desistir, mas na altura foi a mais acertada e não me arrependo.

Mas o bichinho ficou e lá resolvi tentar de novo, numa área nova, num ambiente novo. Lá fui eu para o meio de miúdos de 20 anos cheios de genica e pensei tantas vezes…no que me fui meter? Já tenho idade para ter juízo. E confesso que muitas vezes pensei que não seria capaz. Tive vontade de desistir (tantas vezes). Chorei. Senti desespero. Culpa por não estar presente. Mas encontrei um ambiente bom, miúdos impecáveis, uma orientadora fantástica e a minha paixão por saber coisas novas a amparar-me. Não se iludam… isto de trabalhar, gerir uma casa, manter uma família feliz e estudar ao mesmo tempo…dá uma trabalheira dos diabos. Mas é possível (mesmo com uma pandemia pelo meio).

Ter levado este trabalho até ao fim significou muito mais do que um grau. Foi uma questão de princípio. Foi preciso acreditar mesmo quando não acreditava. Abdicar de algumas coisas que me faziam feliz e que tive que colocar em segundo plano. Fazer escolhas (muitas). Decidi escrever este post porque sei que há alguém desse lado a passar pelo mesmo. E por isso a minha mensagem para ti é…Tu és capaz! Vai em frente.

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário