Fora de portas

Onde comprar (bom) pão em Aveiro

Cresci a comer pão cozido a lenha, principalmente quando lanchava na casa da minha avó. Havia uma padaria mesmo lá ao lado, no bairro do Alboi em Aveiro, e o sabor daquele pão e o cheiro da padaria, são memórias que me ficaram bem registadas. Lembro-me também do recanto na cozinha onde havia uma torradeira daquelas antigas, em metal, que mais parecia uma espécie de altar em honra da torrada. Não havia desperdício e o pão era comido até à última migalha.

Não quero cair no discurso de que o pão naquela altura é que era, mas a verdade é que as padarias tradicionais viram o seu lugar tomado pela conveniência de ter pão sempre disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. E eu sou também culpada disto. Nem sempre me preocupei com os ingredientes do pão que compro mas desde que ganhei uma maior consciência, tenho vindo a procurar locais onde é possível comprar bom pão (e também a encarnar a padeira que há em mim….mas isso é tema para outra altura).

A (minha) definição de um bom pão

A minha definição de um bom pão é muito simples: é aquele que me sabe bem e que tem um número reduzido de ingredientes, que qualquer pessoa reconhece: farinha, água, fermento, sal e pouco mais. Deve ter uma crosta crocante e miolo macio, levemente elástico. A sua textura deve estar bem equilibrada, nem muito denso nem muito arejado, sinal de que foi feito com farinha de boa qualidade e a quantidade certa de água e fermento. E claro, quanto mais fresco, melhor.

Onde comprar bom pão?

Para encontrar um pão com estas características, que para além de tornarem o pão mais saboroso também o tornam mais saudável, temos que olhar para os rótulos do pão vendido nos locais mais convencionais ou então ir em buscar de um pão artesanal, produzido geralmente através de processos de fermentação lenta. Felizmente é possível encontrar quem tenha posto as mãos (literalmente) na massa para produzir um pão saudável, com ingredientes básicos e de qualidade, e com o saber esperar da fermentação lenta. Em Aveiro conheço alguns locais mas certamente serão muitos mais (quero acreditar). Conto convosco para partilharem as vossas dicas!

Trigamilha Mãe

A Trigamilha Mãe, e onde podem encontrar uma boa variedade de pão de excelente qualidade. Lá encontram pão de sementes, de espelta, centeio, integral, em tamanho normal ou familiar.

Pão de Vale de Ílhavo

Seria pecado não mencionar o Pão de Vale de Ílhavo, com o seu sabor rústico ainda feito de forma tradicional. Encontro-o no mercado Manuel Firmino ao sábado de manhã. 

Massa Velha

Tanto quanto sei esta padaria artesanal está (temporariamente?) encerrada mas fico a torcer que a Massa Velha volte à produção. Tinha dos melhores pães que já provei.

E no supermercado? Também há bom pão?

Felizmente também é possível encontrar bom pão nos supermercados. Gosto do Pão de Rio Maior e mais raramente encontro Pão Alentejano, dois exemplos feitos com poucos ingredientes. Já provei também o pão de massa mãe da Pachamama, que consegue encontrar na zona de alimentação alternativa na maioria das grandes superficies e também em lojas de alimentação bio. Em Aveiro sei que há na Vertente de Sabores.

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário