Da minha cozinha

O meu guacamole (é melhor do que o teu)

Não sei se esta afirmação é verdade, mas fica a provocação. O meu guacamole é bom, diz quem prova, e a avaliar pela velocidade com que desaparece, tendo a concordar. Porque me perguntam algumas vezes como faço, vou partilhar a receita mas espero que não se desiludam pois não tem ciência nenhuma. Ou então, se a ciência para um bom guacamole é a escolha de bons ingredientes, então está aí a diferença.

Abacates no ponto (o mais importante). Cebola roxa picada. Sumo de limão espremido na hora (lima também dá). Coentros (não me interessa se não gostam, é obrigatório*). Tomate maduro picado (qualquer um funciona, mas se for coração de boi na época…ulálá). Sal marinho (sou de Aveiro e portanto notem que cresci a ver montinhos de sal…se não podem ir diretamente à fonte, usem sal daquele que está meio húmido na embalagem…esse é do bom!) E é isto.

Como saber se os abacates estão no ponto?

Mas vá, acredito que estejam agora a pensar…então e os abacates, como sei se estão no ponto? Seguem-se algumas dicas. Primeiro: prefiro abacates de pele escura e enrugada (da qualidade Hass, acho) e que sejam mais para o pequeno, pois acho-os mais saborosos. Segundo: têm que ter uma certa firmeza quando se apalpa, mas também ceder ligeiramente à pressão. Terceiro: os abacates têm uma espécie de “tampinha” numa das extremidades, que ao ser retirada permite espreitar o estado da polpa. Se estiver escura, pois fujam desse abacate. Tem que estar verde. Quarto: o abacate pode ser guardado no frio e dura muito mais tempo (aprendi isto depois de lidar inúmeras vezes com a personalidade forte desta fruta que num minuto está verde e no minuto seguinte já foi à vida).

Como se faz?

Cortam os abacates ao alto rodando a faca a toda a volta. Ficam com as duas metades e numa delas fica o caroço. Batam suavemente com a lâmina da faca no caroço, rodem e retirem-no. Com a ponta da faca, façam golpes na polpa do abacate num padrão cruzado para depois ser mais fácil tirar. Passem uma colher por baixo da polpa, junto à pele, e retirem-na para um recipiente. Reguem já com algum sumo de limão para não oxidar.

Piquem a cebola tão fina como gostarem.

Cortem o tomate em pedacinhos pequenos.

Piquem os coentros.

Para esmagar o abacate, não usem um robot de cozinha. Usem um garfo. Deixem ficar alguns pedaços de abacate mais grosseiros e outros mais esmagados. Juntem então os restantes ingredientes e envolvam. Temperem de sal. Provem e ajustem o tempero ao vosso gosto. Eu vou juntando mais sumo de limão e sal até achar que está bem. Não tenho uma quantidade exata para vos dar, até porque gosto de um guacamole “puxadinho” de sal e não vos quero causar um enfarte.

And that’s it! Sirvam com tortilhas de milho ou em cima de pão torrado. É uma entrada fresca mas sabe bem em qualquer altura do ano e é um petisco delicioso para partilhar num encontros com amigos.

* ok, ok, podem omitir e também fica bom :-)

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário