A cuidar da casa

Como organizo as refeições da semana

Gosto de tirar uma hora de domingo para organizar a semana que se segue, pois sei que me vai ajudar nos dias em que o cansaço ataca depois de um dia de trabalho. Dou prioridade à organização das refeições e às tarefas que sei que me vão ajudar a ter uma alimentação mais saudável, mas dedico também algum tempo a organizar roupas, a limpar a carteira das coisas que vou acumulando ao longo da semana ou outras pequenas tarefas que parecem não ter grande importância, mas que ajudam a ganhar tempo e paz de espírito no corre corre do dia a dia.

Plano semanal de refeições

Fazer um plano de refeições aparece intencionalmente em primeiro lugar pois é a tarefa que considero mais importante. Quem gosta do dilema de não saber o que fazer para jantar? Ou de não ter os ingredientes que julgava ter? Faço um plano para os jantares da semana e não planeio as refeições do fim de semana, pois reservamos as refeições mais elaboradas ou especiais para estes dias e é também quando saímos para comer fora. O plano de refeições não é rígido e se nos apetecer comer outra coisa, é isso que fazemos. Ou por vezes a refeição destinada para um dia é feita noutro ou passa para a semana seguinte.

Para fazer o plano, vejo o que já tenho no frigorífico e penso em refeições que me permitam gastar o que tenho guardado. Procuro variar o mais possível e tentar ir ao encontro dos gostos cá de casa. Faço também alguma pesquisa das promoções e vou comprando o que está com preço mais apetecível. Raramente incluo no plano uma receita que me obrigue a ir comprar ingredientes de propósito.

Sopa é meio sustento

Sou completamente fã deste lema. Ter sopa feita salva-nos nos dias em que não nos apetece mesmo nada cozinhar. Facilmente se faz uma refeição mais rápida juntando pão, uns ovos mexidos ou fruta. Faço muitas vezes creme de legumes aproveitando os legumes que há para gastar. Por vezes também fazemos refeições em que a sopa assume o papel principal da refeição, se se tratar de uma canja, uma sopa de peixe ou minestrone, que são sopas mais substanciais.

Organização do frigorífico

Ter um frigorífico bem organizado evita o desperdício alimentar e também ajuda a fazer uma alimentação mais saudável. Gosto de ter fruta e legumes à vista, em recipientes de acrílico ou de vidro, para ver o que há para gastar a seguir e gosto de manter determinados alimentos em prateleiras específicas (sou “esquisitinha” com o meu frigorífico, gente!). Talvez possa partilhar mais sobre o meu “método”, se vos algo que vos interesse. Deixem um comentário for esse o caso, ok?

Metade do prato com salada ou legumes

Sabemos que metade do nosso prato deve ser ocupado com salada ou com legumes. É isso que acontece no dia a dia? Admito já que não, principalmente se não tiver nada adiantado. Ora, se a alface já estiver lavada, o que custa preparar uma salada? Nada. Ou se já tiver uns brócolos ou couve cozidos, o que custa saltear com um pouco de azeite e alho? Pois. É daquelas tarefas tão simples mas que garante que as nossas refeições acabam por ser mais completas e saudáveis. Acreditem que faz toda a diferença.

Bolo/muffins/biscoitos

Sempre que ainda consigo faço também um bolo ou muffins para irmos comendo durante a semana. Muitas vezes, opto por fazer bolo de banana para aproveitar as bananas maduras da fruteira ou bolo de cenoura, um favorito cá em casa. Faço menos vezes bolachas ou biscoitos mas tenho que pesquisar algumas receitas para colocar em prática.

São estas as dicas que tenho para partilhar e gostaria muito de saber o que fazes para organizar as tuas refeições. Venham daí essas ideias!

Fotografia de capa por Ella Olsson via Unsplash

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário