O Dia Mundial da Menopausa assinala-se hoje, 18 de outubro, e se agora podemos dizer que temos acesso a mais informação sobre o assunto, nem sempre foi assim. Esta data foi criada com o objetivo de quebrar o estigma associado a esta fase da vida e a dar mais visibilidade às diferentes formas de melhorar a saúde e o bem-estar de quem está neste momento a lidar ou se aproxima da menopausa. E este papel não tem de ser apenas desempenhado por entidades públicas ou privadas ligadas ao governo ou à saúde. Cada um de nós pode ter um papel ativo! Como? Deixo aqui algumas dicas, com leveza e boa disposição.
Organiza um evento (chocolate incluído, claro!)
Junta as tuas amigas, abram uma garrafa de vinho e convidem um especialista para falar sobre menopausa de forma a que ninguém fuja a sete pés. E, sim, traz chocolate, porque se vamos falar de afrontamentos e de secura vaginal, que ao menos este diálogo seja acompanhados por algo doce!
Espalha a palavra nas redes sociais
Põe a vergonha de lado e partilha nas tuas redes sobre mudanças de humor e calores — porque rir é sempre o melhor remédio. Felizmente, há já várias pessoas (eu incluída) que decidiram quebrar o tabu e falar sobre isto publicamente. Porque estar na fase de transição para a menopausa é uma fase da vida como qualquer outra. Há até quem diga que é uma segunda puberdade!
Sê o ombro amigo (e a mão que segura a ventoínha)
Tens uma amiga que está a passar pela menopausa? Sê o seu apoio, oferece-lhe um abraço de compreensão ou segura na ventoinha portátil. Ouve as histórias dela, mesmo que envolvam lágrimas ou ataques de mau feitio (vai depender do dia).
Promove o movimento (literalmente)
Seja uma aula de ioga ou uma caminhada, o que importa é escolher a atividade que te vai fazer mexer o corpo — mas, atenção, escolhe uma hora do dia em que o sol esteja mais simpático, porque já basta o forno interno! E se te cansares a meio , estás naquela fase da vida em que não tens de te justificar…o desporto escolhido pode ser uma maratona. De séries. No sofá.
Consulta um profissional de saúde (ou um vidente)
Era bom que pudessemos consultar um vidente para prever quando é que o calor infernal e todo o conjunto de outros sintomas associados à menopausa vão acabar! Enquanto não encontramos ninguém com essa capacidade mágica, o melhor é mesmo marcar consulta com um profissional de saúde e pedir ajuda para sobreviver a esta montanha-russa hormonal.
Estas são apenas algumas dicas. Se tens mais algumas, partilha nos comentários.
Ainda não há comentários