No meu sofá

Como ler mais sem gastar (muito) dinheiro

Nos últimos dois anos li muito mais do que nos anos anteriores. Em criança e adolescente passava tardes inteiras com um livro nas mãos, sem conseguir parar até saber o fim da história. Depois perdi esse (bom) hábito e estive largos anos sem ler ou a ler muito pouco. Acho que o facto de ter encontrado uma verdadeira comunidade de leitores fez despertar em mim o bichinho novamente. Há muitas pessoas a ler bastante e a partilhar as suas leituras preferidas nas redes sociais e em Portugal este fenómeno não é exceção. E foi assim que me vi a acrescentar livros e mais livros à minha lista no Goodreads e a estabelecer objetivos, em jeito de auto desafio, criando listas de livros que queria ler. Escrevi também sobre o assunto e podem ver aqui a minha lista de 2022 e a lista de 2021. Li praticamente todos. Outros comecei e não gostei e li também outros que não constam destas listas.

O preço dos livros torna a leitura quase um luxo. Felizmente há formas de ler mais sem gastar muito dinheiro ou até sem gastar um único cêntimo. Tenho posto em prática a maioria das dicas que vou partilhar de seguida e as minhas leituras repartem-se entre os livros que vou comprando e aqueles que consigo ler sem gastar dinheiro nenhum.

Bibliotecas municipais ou escolares

Sou membro da Biblioteca Municipal de Aveiro desde criança e voltei a ativar o meu cartão. Têm vindo a atualizar o catálogo e há muitos livros mais recentes a juntar-se aos clássicos. Já deixei recomendações de livros que não havia e passado algum tempo passaram a fazer parte do catálogo. Ser membro da biblioteca não tem custos e podemos ter o livro em casa durante um mês, com a possibilidade de renovar por igual período (caso não exista uma pré-reserva). Acredito que na maioria dos locais exista uma biblioteca pública (ou um serviço de empréstimo itinerante) e é uma forma de ter acesso a muitos livros de forma gratuita. Há também bibliotecas escolares que permitem o acesso à comunidade em geral. É uma questão de questionarem.

Bibliotecas online com livros de domínio público

Outra opção totalmente gratuita é a leitura de livros que se encontram em domínio público. Se gostarem de ler no computador ou em leitores de eBooks, há vários recursos disponíveis. A Biblioteca Nacional Digital, Biblioteca Digital Camões e o Projeto Gutenberg são apenas alguns exemplos. Podem ver também uma lista de obras em língua portuguesa sob domínio público.

Empréstimos entre amigos

Outra forma de não gastar um único cêntimo para ler mais é ir às estantes de amigos e família. A minha tetralogia da Elena Ferrante já percorreu várias mãos e é muito bom conversar depois sobre as histórias, partilhando opiniões e interpretações sobre o que lemos em comum. Geralmente na casa dos pais ou dos avós há sempre alguns livros clássicos que todos devíamos ler. Fazemos uma visita e levamos um livro connosco. Por vezes há também feiras de trocas, em que é possível trocar livros que já lemos por outros que ainda não lemos.

BookCrossing

O BookCrossing é uma iniciativa global de partilha de livros. A ideia é deixar livros em locais públicos para que outras pessoas os possam encontrar e, depois de os lerem, os devolvam ao circuito. Cada livro é etiquetado com um número de identificação único, os leitores podem assim saber por onde esse livro viajou, bem como fazer comentários e avaliações online. É uma forma de incentivar a leitura, a troca de livros e a criação de uma comunidade global de leitores. Em Portugal também há uma comunidade de BookCrossers e estamos no top 10 dos países onde se pratica BookCrossing. Perto de mim, cruzei-me com a iniciativa Refresca a tua Mente, que vi ao lado do Mercado Manuel Firmino, já há alguns anos.

Fotografia Agora Aveiro

Livros em segunda mão

Uma forma de ler mais sem gastar muito dinheiro, é comprar livros em segunda mão, quer em lojas físicas quer em lojas online. Para além dos alfarrabistas, onde normalmente encontramos livros mais antigos, há também lojas com oferta mais recente. Em Aveiro recomendo a Ror de Livros, onde encontro livros em muito bom estado a menos de metade do preço das lojas. Podem ir acompanhando a Ror de Livros na página de Facebook para ver os títulos que vão chegando e pedir para reservar, caso estejam interessados em algum. Fora de Aveiro não conheço lojas do género e por isso sintam-se à vontade de partilhar nos comentários os vossos espaços preferidos.

Fotografia Ror de Livros

Também é possível comprar livros em segunda mão em lojas online, como a Trade Stories, uma plataforma dedicada à compra e venda de livros usados. Em alternativa podem comprar livros a privados que usam plataformas como a Vinted ou a Wallapop a preços bastante convidativos.

Feiras do livro

Por fim, outra forma de poupar algum dinheiro na compra de livros é aproveitar os descontos das feiras do livro ou as campanhas que as lojas vão fazendo. Confesso que não acho os descontos muito significativos, mas sempre é qualquer coisa. Acho que os livros em Portugal são muito caros e, se se sentiram à vontade para ler noutros idiomas, nomeadamente em inglês, conseguem encontrar as versões originais muito mais em conta.

Nesta fotografia há livros emprestados, novos, comprados em 2ª mão (na Ror de Livros e na Feira do Livro) e também oferecidos (depois de consultada a minha lista no Goodreads).

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário