Estou em casa em teletrabalho desde 15 de março. Desde esse dia, saí de casa umas 3 a 4 vezes para fazer compras e ir à farmácia. Apesar de habitualmente gostar muito de estar em casa, agora há alturas em que as paredes parecem apertar-me. Sei que é tudo por um bem maior e não coloco em questão a necessidade do isolamento social a que nos vemos obrigados. E por isso cumpro, sem pestanejar, mantendo a esperança de que tudo volte ao normal em breve.
O trabalho e o estudo (estou a fazer o Mestrado em Marketing em regime pós-laboral) já me levam uma parte significativa do dia e vou tentando ocupar o pouco tempo que me resta com coisas de que gosto: cozinhar, ler, ver as séries e filmes que estavam na lista de espera e tratar da casa (ok, esta parte não gosto assim tanto!). Ainda assim, há dias em que toda esta situação se torna muito pesada e isso levou-me a procurar estratégias que me ajudem a combater a ansiedade e o stress: uma delas tem sido a meditação.
Meditar para diminuir stress e ansiedade
Apesar de conhecer os benefícios da meditação e de saber que é recomendada para quem sofre de fibromialgia, não é uma prática que faça parte da minha rotina diária (ainda). Não sei dizer qual é a melhor forma de começar a meditar pois acredito que seja um percurso único para cada um de nós, mas posso partilhar o que tem funcionado para mim: escolher o tema que quero “trabalhar” nesse dia, selecionar uma meditação guiada curta com cerca de 10 minutos e fazer disso uma prioridade antes de me sentar à secretária para o dia de trabalho. Sinto que me tem ajudado a nível da saúde mental e estabilidade emocional e por isso vou continuar a fazê-lo até que se torne um hábito.
Meditação para os 5 dias da semana
Partilho aqui uma playlist com as cinco meditações guiadas que fiz na semana passada e que escolhi ao pesquisar temas de redução de stress e ansiedade, foco e produtividade e libertação de raiva e ressentimento. Esta é apenas uma proposta para exemplificar o que podem fazer para meditar para diminuir stress e ansiedade mas há muito mais opções. Basta pesquisarem aquilo que sentem que vos faz mais falta no momento.
Benefícios da meditação
- Redução de stress
- Controlo da ansiedade
- Estabilidade emocional
- Melhora a autoconsciência
- Aumento do tempo de atenção
- Potencia a redução a perda de memória associada com a idade
- Pode gerar pensamento positivo
- Ajuda a combater comportamentos aditivos
- Melhora a qualidade do sono
- Ajuda a controlar a dor
- Pode diminuir a pressão sanguínea
- Podes meditar em qualquer lado
Fonte de informação: 12 Science-Based Benefits of Meditation
Photo by Ravi Pinisetti on Unsplash
1 Comment
Bárbara Brito
Abril 9, 2020 at 9:11 amBem preciso mas não sou nada boa nisso.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/04/torta-salgada-de-bacon-e-chourico.html