Fora de portas/ Workshops & Showcooking

Cozinhar com algas

Aproxima-se o fim o nível 1 do curso de culinária saudável na O.ri.gi.ne. O tema da quarta aula (ver mais sobre a aula 1, aula 2 e aula 3) foi a utilização de algas na cozinha e era um assunto que me interessava muito por saber que têm muitos benefícios para a saúde. Já tinha feito receitas com algas, especificamente com alface do mar, mas agora fiquei com uma perspectiva mais abrangente do que é possível fazer. Podem ser utilizadas em petiscos e entradas, em sopas, pratos principais e sobremesas. São alimentos muito versáteis e muito ricos.

IMG_3248

As algas são os legumes do mar e o seu consumo é tão benéfico para a saúde como os seus primos da terra, principalmente como desintoxicantes do organismo. Estes vegetais marinhos são ricos em minerais, como o ferro e o cálcio, e em oligoelementos, como o zinco. São também ricos em proteína, nomeadamente B12, hidratos de carbono e vitaminas. Sabendo tudo isto até podemos ter muita vontade de começar a usar algas a torto e a direito na alimentação, mas a verdade é que saber quais escolher, onde as comprar e, mais importante, saber como cozinhá-las de modo a ficarem deliciosas, pode ser um enorme desafio.

IMG_3260

Durante a preparação das receitas utilizámos diferentes algas: a aramé e a hiziki, que ainda não conhecíamos, e as algas kombu, wakamé e ágar-ágar, que já tinham feito parte da lista de ingredientes em aulas anteriores. Falámos também de outras, como a dulse, o esparguete do mar, a alga nori (talvez a mais conhecida por se utilizar muito no sushi) e, de certeza que haverá muitas mais. Os pratos que aprendemos a fazer com algas foram uma bôla, um burger de seitan e algas, uma salada de pepino, abacate e algas, doce de limão e biscoitos, e um maravilhoso (cof cof) chá de alga kombu.

aula4-b

IMG_0097aula4-a

Falta apenas mais uma aula para terminar o curso, em que vamos aprender a fazer doces de natal saudáveis. Há outras formações a decorrer durante os meses de novembro e dezembro (e estão para breve mais novidades). As próximas são sobre: petiscos saudáveis para partilhar com os amigos e lanches e snacks para pequenos e graúdos.

O que é a O.ri.gi.ne?
A O.ri.gi.ne é um projeto na área de alimentação e estilo de vida saudável. Engloba uma escola de culinária, onde decorrem cursos e workshops de alimentação saudável, concebidos para que qualquer pessoa se possa inscrever e lecionados por diferentes formadores, selecionados consoante o tema a abordar. Para um acompanhamento mais personalizado, a O.ri.gi.ne disponibiliza consultas de alimentação e estilo de vida saudável e/ou o serviço de acompanhamento e aconselhamento na compra de alimentos e também disponível um conjunto de terapias e técnicas terapêuticas indicadas para condições específicas. Tanto as consultas como as terapias são da responsabilidade da Mafalda Silva, coordenadora da O.ri.gi.ne. Acompanha todas as novidades através do Facebook ou coloca as tuas dúvidas por email.

A NaturRia e a Vertente de Sabores são parceiros da O.ri.gi.ne na organização deste curso. O Tomilho-limão é um blog convidado da O.ri.gi.ne.

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário