No meu sofá

Filmes imperdíveis nesta quarentena (e na vida)

No pouco tempo que tenho livre gosto de ver séries e filmes. Era algo que já gostava de fazer mas ainda se intensificou mais quando me juntei ao clube do filme. Eu explico. Todos os dias quando chegava ao trabalho, tinha o prazer de conversar com os meus colegas sobre o que o tínhamos visto e começamos a desafiar-nos a ver determinados filmes e séries só para podermos falar sobre eles. Por brincadeira, chamamos a este momento o Clube do Filme, e tenho tantas saudades deste início de dia.

Uma dos membros deste clube é a Mariana, cuja paixão e conhecimento por cinema me fascina. Foi ela que me fez uma lista de filmes que eu devia ver na vida e que acedeu agora ao meu pedido de escrever uma lista de filmes imperdíveis para este período de quarentena. Já se vislumbra o fim deste isolamento, mas qualquer pretexto é bom para ver um filme da lista que a Mariana criou e que agora partilho. Preparem as pipocas!


10 filmes para enganar a quarentena

Agora que nos vemos obrigados a estar por casa, já não são precisas desculpas para nos sentarmos no sofá, ligar a televisão e ver todos os filmes que até agora nunca tínhamos tido tempo para ver. Desde a comédia ao drama, trago-vos 10 filmes que aconselho a toda a gente :-)

Parasite

Comédia, Drama, Thriller
Parasite é uma história imprevisível sobre duas famílias em lados socioeconomicamente opostos. Estamos perante – como nos diz o realizador – uma comédia sem palhaços e uma tragédia sem vilões.

Capernaum

Drama
Aos 12 anos, a vida de Zain é tão infeliz que ele decide processar os pais pelo seu nascimento. Capernaum é caos em português e é exatamente sobre isso de que se trata o filme.

Burning

Drama, Mistério
Em Burning pouca é a diferença entre o tédio e o prazer. Depois de duas horas de metáforas e subtis detalhes, vemos finalmente magia a acontecer nos últimos cinco minutos do filme.

Jojo Rabbit

Comédia, Drama
Jojo parte numa aventura junto do seu melhor amigo imaginário: Adolf Hitler. De repente, uma criança e a II Guerra Mundial são motivo para rir.

Waves

Drama, Romance
Waves é uma verdadeira viagem de emoções. Neste filme vemos duas histórias numa só, onde experienciamos um drama caótico e onde, mais tarde, somos acalmados pela leveza com que a irmã de Tyler nos guia no resto do filme.

Zodiac

Crime, Mistério
Zodíaco é o serial killer que todos procuram. Durante a pesquisa obsessiva de Robert vemos, provavelmente, uma das melhores cenas de suspense de sempre.

Three Billboards Outside Ebbing Missouri

Comédia, Crime, Drama
Esta é uma tragicomédia sobre a mãe que envergonha a polícia por não encontrar o assassino da sua filha, dando a conhecer o melhor e o pior que há em nós. Este filme vale pela perícia com que cada linha do guião foi escrita e a performance de arrepiar que Frances McDorman nos oferece.


The Big Lebowski

Comédia, Crime
Confundido com um milionário com o mesmo nome, Lebowski parte numa aventura bizarra para encontrar um tapete perdido. The Dude leva-nos por uma história que tem tanto de sinistro quanto de cómico.

Knives Out

Comédia, Crime
Quem matou o chefe da família? Quando todos achamos que já sabemos quem é que matou Harlan, somos confrontados com novas pistas e pensamos ter descoberto outra vez o suspeito. O filme vale pelo seu argumento e pelas gargalhadas que vamos dando ao longo da narrativa.

Her

Drama, Romance, Sci-Fi
Num futuro não tão longínquo, um escritor solitário apaixona-se por um sistema operativo. Vi este filme pela segunda vez e finalmente encontrei o seu encanto. Em Her, refletimos sobre o amor, os relacionamentos, mas também sobre a solidão. O filme de Spike Jonze é um convite para debater até onde é aceitável levar o amor.

E porque a quarentena talvez se alongue, deixo o meu filme preferido de sempre:

12 angry man

Drama
Pode parecer aborrecido passar duas horas com doze homens num só cenário que ainda por cima é a preto e branco. Mas que se desenganem os que acham que este filme é um tédio, esta longa-metragem impacta pela mestria de fazer do discurso a parte mais cativante do filme.

E para os amantes de cinema que acham que estes filmes não são suficientes, aconselho a passarem pela Filmin, uma plataforma de streaming de filmes independentes. Lá podem ver desde clássicos como Hiroshima, Meu Amor, ao recente vencedor de todos os óscares – Parasite. Nesta plataforma também podem encontrar títulos portugueses, como Mosquito que recentemente abriu o Festival de Cinema de Roterdão. Também a Medeia Filmes disponibiliza filmes todas as semanas de forma gratuita.

Da gigante Netflix também nos chegam boas notícias. A plataforma de streaming disponibilizou filmes do Studio Ghibli, um estúdio de animação japonês, criador de a Viagem de Chihiro e The Wind Rises. Também este mês a Netflix lançou filmes de Christopher Nolan, Sofia Coppola e Kubrick.

Não sendo amante de séries, recentemente vi When they see us e confesso que adorei. A série, baseada numa história verídica, conta a surreal viagem de cinco negros que foram injustamente condenados por uma violação que não cometeram. A partilhar o pódio temos também Mindhunter, uma série sobre dois investigadores que tentam perceber a mente de conhecidos serial killers.

Esta publicação é da autoria de Mariana Pires da Rosa, em colaboração com o Tomilho-limão.


Quantos destes filmes já viram? Deixem o vosso comentário e partilhem os filmes que fazem parte da vossa lista de filmes imperdíveis!

Fotografia de capa por twinsfisch on Unsplash

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário