Demorei uma verdadeira eternidade a experimentar fazer pana cotta, por pensar que era uma sobremesa muito difícil. Num jantar de amigos serviram esta sobremesa e asseguraram-me que era muito fácil de fazer. Decidi deixar de lado a ideia de que não tenho muito jeito para sobremesas e meti mãos à obra. Fiz uma pana cotta (sem lactose) com calda de frutos vermelhos pela primeira vez e foi paixão à primeira tentativa. Entretanto já fiz várias, com diferentes sabores, e realmente é uma sobremesa tão simples e versátil (quem diria!). É também muito bonita e elegante e gosto muito de a servir quanto tenho convidados para jantar.
Para a calda já usei manga, molho de maracujá e frutos vermelhos (a minha preferida) e já usei fruta fresca e congelada. Quero ainda explorar outras combinações para complementar a textura macia e aveludada da pana cotta. Abacaxi, limão, figos, dióspiro são apenas algumas ideias. Esta é uma sobremesa que empresta uma base neutra tanto a sabores frescos e vibrantes como a sabores mais ricos e indulgentes.
Para fazer a calda não sigo nenhuma receita em particular. Levo os frutos vermelhos (ou outra fruta) a uma frigideira com um pouco de açúcar e deixo cozinhar até obter uma consistência tipo compota. Vou mexendo com frequência para desfazer a fruta, deixando pedacinhos de diferentes tamanhos, conforme o que apetece no dia. A textura da calda e a quantidade de açúcar que lhe colocam ficam inteiramente ao vosso gosto, o que torna esta sobremesa muito descontraída.
A pana cotta pode ser feita numa forma de pudim ou em copinhos individuais. Se optarem pela forma de pudim, um truque para desenformar com facilidade é mergulhar a forma num recipiente com água quente. Quando a pana cotta se começar a descolar das paredes da forma, está pronta para desenformar para um prato de servir. Podem servir com a calda por cima ou servida à parte.
Pana cotta sem lactose
Outra das razões pela qual fui evitando esta sobremesa é o facto de ser feita com leite ou natas. Como há intolerâncias cá em casa, estou sempre atenta a alternativas sem lactose. Para que pudesse ser saboreada sem qualquer problema, teria que fazer alguns ajustes. Na verdade, fiz apenas um pequeno ajuste, que foi utilizar natas sem lactose e não alterou em nada o resultado final. O próximo passo será explorar uma versão sem laticínios, como é o caso desta receita.
Mais sobre a pana cotta
A panna cotta é uma sobremesa de origem italiana e significa “natas cozinhadas”. Pode ser aromatizada com baunilha, café, chocolate branco ou outros sabores. Saber mais sobre esta sobremesa.
Vais fazer esta sobremesa? Deixa um comentário :-)
Uma deliciosa e simples pana cotta feita com natas sem lactose Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria para hidratar. Reserve. Coloque no copo as natas, a baunilha e o açúcar e aqueça 7 min/80°C/vel 2. Adicione a gelatina bem escorrida e misture 15 seg/vel 3. Coloque numa forma para pudim e leve ao frigorífico cerca de 4 horas até solidificar. Esta receita foi feita com a Bimby (TM5), mas facilmente se adapta ao fogão. Se precisarem de dicas, é só deixar um comentário.Pana cotta com frutos vermelhos
Ingredients
Instructions
Notes
Ainda não há comentários