A cuidar de mim

5 chás para a gestão do peso

No inverno costumo ganhar algum peso ( infelizmente este não está a ser exceção) e estou a precisar de atacar os quilinhos a mais. Para gerir o peso procuro fazer, antes de mais, uma alimentação cuidada e saudável e algum exercício físico (muito a melhorar aqui). Estes são os dois aspetos a que deve ser dada a maior importância quando se pretende perder peso. Mas se a este esforço aliarmos outras “armas” parece-me que pode ter um efeito positivo por ajudar a criar o foco necessário e a potenciar o resultados.

Foi por isso que decidi introduzir na minha rotina diária infusões que têm efeitos diuréticos, depurativos ou termogénicos, conhecidos benefícios na perda de peso. Ficam aqui algumas sugestões.

Dente de leão
É um chá desintoxicante que ajuda a eliminar excessos. É bom para a o fígado, ajudando a eliminar toxinas. É também um bom diurético e ligeiramente laxante.

Funcho
Um chá de sementes de funcho é dado aos bebés para combater as cólicas intestinais. Já a infusão das raízes desta planta tem também propriedades diuréticas.

Flor de hibisco
O chá de hibisco tem uma ação anti-oxidante e contribui para uma boa gestão do peso por reduzir o processo que leva à formação de gordura corporal. É eficaz no combate à acumulação de gorduras na zonas da barriga e das ancas (este é o que me custa mais a tomar pelo sabor acre que tem).

Gengibre
O chá de gengibre tem muitos benefícios para além da ajuda que pode dar na perda de peso. É um poderoso anti-inflamatório e contribui para a melhoria do sistema imunitário. Tem um efeito termogênico, aumentando o metabolismo, o que contribui que a queima de gordura seja mais eficaz.

Cavalinha
Muito conhecida pelo seu efeito emagrecedor pois ajuda a perder volume e a queimar gordura. É diurética, ajudando na retenção de líquidos, e acelera o metabolismo tornando o processo de queima de calorias mais eficiente.

Haverá muitas outras opções de chá com efeitos semelhantes mas estes são os que tenho para ir alternando neste momento. Estes chás não são poções mágicas com efeitos milagrosos (isso não existe). Só uma alimentação regrada e saudável (de preferência acompanhada por um nutricionista) e a prática de exercício físico levam ao sucesso quando se tem como objetivo perder peso.

Também poderás gostar de ler

1 Comment

  • Reply
    Armas caseiras contra a celulite – Tomilho-limão
    Fevereiro 27, 2017 at 6:21 pm

    […] / detox – beber bastante água, no mínimo 1,5l e apostar em bebidas que ajudem com a retenção de líquidos é […]

  • Deixa um comentário