Corro o risco de me tornar repetitiva com mais uma receita de pão, mas a procura de um bom pão sem farinha de trigo vai de certeza manter-me ocupada à procura de receitas para experimentar que cumpram este requisito.
É o caso deste “pão de cereais” que encontrei no blogue da Paleo Mom, que tenho seguido com atenção nestes últimos tempos. Na verdade, a designação de pão de cereais diz respeito ao aspeto e à textura com que fica e não aos ingredientes que leva. A escolha de ingredientes deste pão segue a filosofia da dieta paleolítica e, como não tem trigo nem laticínios, torna-se ideal para aquilo que procuro.
Fiz o pão numa forma de bolo inglês e para a próxima vou usar uma forma mais pequena (a minha é muito comprida) para que o pão fique um pouco mais alto. Pormenores. O pão fica saboroso e a textura faz realmente lembrar um pão integral. As sementes dão-lhe um toque especial, sem dúvida.
- 4 ovos
- 1 chávena e ½ de farinha de amêndoa (ou amêndoa sem pele triturada)
- ¾ chávena de farinha da araruta
- ¼ chávena de sementes de linhaça moídas
- ½ colher de chá de sal
- ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de mel
- 1 colher de chá de vinagre de cidra
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo pretas
- ¼ chávena de sementes de girassol
- Pré-aqueça o forno a 180º. Unte generosamente uma forma de bolo inglês com óleo de côco ou com outra gordura que tenha disponível.
- Numa tigela pequena misture as farinhas de amêndoa e de araruta, as sementes de linhaça moídas, o sal e o bicarbonato de sódio.
- Numa tigela grande bata os ovos com uma batedeira até engrossarem e formarem bastante espuma (cerca de 4 a 5 minutos).
- Junte o vinagre e o mel aos ovos.
- Incorpore os ingredientes secos nos ovos até ficar bem misturado e de seguida misture também as sementes de sésamo e de girassol.
- Coloque a mistura na forma previamente untada e leve ao forno durante 40 minutos.
- Deixe arrefecer durante cerca de 10 a 15 minutos antes de desenformar.
1 Comment
farinha sem glúten caseira – Tomilho-limão
Julho 21, 2015 at 10:18 pm[…] o que me ocupou mais tempo. Já partilhei a receita de um pão de polvilho doce e também de pão paleo, mas quero continuar a fazer experiências. Fazer pão sem glúten é talvez a tarefa mais […]