Desde que descobri esta bebida, tenho-a feito repetidamente. Procuro incluir alimentos anti-inflamatórios na minha dieta e, em plena época de gripes e constipações, aposto também em alimentos que sejam protetores do sistema imunitário. O leite dourado é uma forma eficaz e (ultra) rápida de receber aquilo que a curcuma, o gengibre, a canela e outras especiarias têm de bom na proteção do nosso organismo.
A cor dourada desta bebida vem do seu ingrediente principal, a curcuma, talvez mais conhecida por açafrão da terra. Normalmente é vendido em pó mas também já se encontra fresca (eu compro curcuma biológica fresca no mercado Manuel Firmino em Aveiro, na banca de produtos biológicos Vertente de Sabores). O principal componente ativo da curcuma é a curcumina* e os seus benefícios para a saúde são imensos, destacando-se o seu poder anti-inflamatório, anti-oxidante e anti-cancerígeno.
O leite dourado é uma bebida quente que nos aquece o corpo (e a alma) nestes dias mais frios. Pode ser bebida de manhã ao pequeno-almoço, que é como me sabe melhor, ou então à noite antes de deitar. Esta receita é muito simples e pode perfeitamente ser adaptada ao gosto de cada um, brincando com as quantidades de especiarias e também pode ser adoçada com mel.
* Para amplificar os benefícios da curcuma, o ideal é conjugá-la com pimenta preta; a pimenta preta tem piperina que aumenta a biodisponibilidade da curcumina e a capacidade de absorção
Ingredients
- 250ml de bebida vegetal à escolha (prefiro a de aveia ou arroz)
- 1 pedaço de curcuma fresca sem casca (do tamanho do dedo mindinho)
- 1 pedaço de gengibre fresco
- 1 pau de canela
- uma pitada de pimenta preta, outra de pimenta caiena e outra de noz moscada
Instructions
Levar todos os ingredientes ao lume até ferver. Deixar ferver 2 a 3 minutos.
Coar para uma chávena e servir polvilhado com canela.
Notes
A curcuma fresca e o gengibre fresco podem ser substituídos pelas versões em pó, para cerca de uma colher de chá mal cheia de curcuma e uma colher de café de gengibre. É preferível começar por colocar menos quantidade e depois ir ajustando a gosto.
6 Comments
Bárbara Clara Brito
Fevereiro 6, 2018 at 11:23 pmNão conhecia essa bebida.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/panquecas-de-farinha-de-grao.html
cristina guimarães
Fevereiro 18, 2018 at 8:34 pmEu gosto muito ;-)
Beijos
Susana Veras
Maio 10, 2018 at 8:43 amReceita?
cristina guimarães
Outubro 22, 2018 at 10:40 pmOlá,
O post foi atualizado com a receita.
Janny
Agosto 13, 2018 at 4:45 pmQual é a quantidade de curcuma por volume de leite? Obrigada!
cristina guimarães
Outubro 22, 2018 at 10:40 pmOlá Janny,
Atualizei o post com receita e quantidades. Tinha-me esquecido!! Beijinhos :)