Fora de portas

Bagagem cheia de coisas boas / Popat Store

Andei a planear a ida a Lisboa com muita ansiedade (revi na minha cabeça, vezes sem conta, a lista de sítios que queria visitar). Que digam os meus colegas de trabalho, as vezes que repeti as palavras “Martim Moniz” nos dias que antecederam a partida. É que lá situa-se o meu santo graal das especiarias e o acesso a ingredientes que por terras da veneza portuguesa não há ou têm um preço muito acima do esperado. Eu queria muito espreitar de novo os sítios que já conhecia e ficar a conhecer novos.

Vou mostrar o que trouxe em vários posts, para não se tornar muito longo. Nesta primeira parte vou falar da Popat Store, um supermercado indiano e nos seguintes falarei das passagens pelos supermercados chineses e pelas lojas de produtos naturais e ainda pela Glood, um supermercado com produtos de cada canto do mundo (espero que continuem a acompanhar-me)!

popat1

A Popat Store fica no centro comercial da Mouraria, no Martim Moniz. Quem vai de metro (é o que eu faço), não chega a sair para a superfície, pois a loja fica num dos corredores de acesso. É um dos sítios que já conhecia, mas que estava mais ansiosa por visitar. Especiarias, sementes, frutos secos, lentilhas (aconselho uma visita só por causa da enorme variedade de lentilhas), farinhas, chás e um sem número de outros produtos, incluindo produtos de medicina ayurvédica, produtos de higiene, incensos, enfim…não conseguiria listar tudo. Tem também bancas de produtos frescos mas neste domínio tive azar e não consegui trazer as duas coisas que queria: a citronela (lemongrass) e a raíz fresca de açafrão. Segundo fiquei a perceber os produtos frescos chegam às segundas-feiras.  Terá que ficar para uma próxima visita!

O ambiente da loja é bom e os empregados são prestáveis e disponíveis para esclarecer as dúvidas colocadas sobre algum produto. É preciso ir com tempo e explorar cada cantinho. Vale bem a pena!

Não levava uma lista definida do que queria comprar e muitos destes produtos escolhi-os na hora. Olhando agora para o que comprei, vejo que foram as sementes que mais me seduziram. Fui movida pela curiosidade e a escolha dos produtos não foi feita pelo conhecimento que tenho deles (na verdade, alguns não conhecia mesmo). Agora vou pesquisar, ficar a saber as propriedades dos produtos que trouxe e não conheço e procurar receitas em que os possa aplicar. E isto é tão divertido!

popat3

O que trouxe:  pó de piripiri de caxemira, sementes de sésamo preto, sementes de mostarda preta, sementes de cebola (também conhecidas por kalonji ou nigella sativa), sementes de papoila branca, sementes de tukmaria, tandoori masala (mix de temperos para churrasco), sementes de coentro seco, garam masala inteiro, cravinho, pó de manga verde, folhas de caril, sementes de alcaravia e finalmente caril, em pó e em pasta, uma de caril verde e outra de caril vermelho.

popat7
popat6

 

popat9

popat8

popat5
popat4

 

Conhecem todos estes ingredientes? Qual vos desperta mais a curiosidade? :)

Também poderás gostar de ler

5 Comments

  • Reply
    miriam
    Abril 17, 2014 at 10:38 pm

    não conhecia nem metade mas ofereço-me para degustá-los se precisares =))))))))

    • Reply
      cristina guimarães
      Abril 23, 2014 at 1:33 pm

      Temos que combinar isso ;-)

  • Reply
    bagagem cheia de coisas boas – hua ta li / chen
    Maio 2, 2014 at 11:08 pm

    […] das especiarias e sementes compradas na Popat Store (podem ler tudo sobre essas compras), fui de seguida a dois supermercados chineses. Um deles já conhecia, o Hua Ta Li, de uma outra […]

  • Reply
    bagagem cheia de coisas boas – brio / celeiro
    Maio 30, 2014 at 11:37 pm

    […] das mercearias étnicas (indiana e chinesas), foi vez de passar pelas lojas de produtos naturais. Escolhi passar no Brio e no […]

  • Reply
    bagagem cheia de coisas boas – glood – Tomilho-limão
    Dezembro 6, 2014 at 12:31 am

    […] ainda dei um pulinho à Glood, depois das incursões por mercearias étnicas e outras lojas (ver aqui, aqui e aqui), o que terminou a minha visita em beleza […]

  • Deixa um comentário