peixe e carne

Bochechas de porco com alecrim

Há pratos que costumo guardar para o fim-de-semana. Ou porque demoram mais tempo a confeccionar ou a preparar. Ou porque merecem que se demore tempo a comer. Foi o caso destas bochechas de porco com alecrim, que cabe nas duas categorias. Bochechas de porco é aquilo que o próprio nome indica. Aquele pedacinho da carne que fica na queixada do animal e por ser aí localizada adquire uma textura “musculada” (não sei se será este o termo correto) e também muito tenra.

bochechas1

bochechas5

Comi a 1ª vez bochechas de porco numa pequena viagem à zona do Fundão. O hotel onde ficamos alojados serviu o jantar, que estava incluído, e foi bochechas de porco estufadas com um puré de batata e cenoura (é curioso, lembro-me facilmente do que comi nestas ocasiões, mas baralho-me muito com os pormenores dos locais que visitei…devo gostar mesmo de comida!). Fiquei rendida. Estava muito saboroso e adorei a textura da carne! Infelizmente, passou muito tempo até encontrar bochechas de porco à venda.

bochechas2

bochechas3

Agora encontro-as com facilidade numa grande superfície. E deixo aqui uma receita que leva algum tempo a fazer, mas vale cada minuto. Pode servir estas bochechas com arroz branco, puré ou batata, ou até com uns legumes cozidos. Não pode é faltar o pão, para limpar do prato o molho espesso e apurado :)

bochechas de porco com alecrim
Prep time:
Cook time:
Total time:
Serves: 4 pessoas
Ingredients
  • 1 kg de bochechas de porco
  • 1 cebola média, picada
  • 2 dentes de alho, cortados
  • 250 ml vinho tinto
  • Tempero de sal e alecrim (aprox. 1/2 colher de sobremesa) ou alecrim seco ou um ramo de alecrim fresco
  • 1 cenoura pequena, cortada às rodelas
  • 1 lata de tomate em pedaços
  • sal q.b.
  • água q.b
  • azeite q.b.
Instructions
  1. Num tacho, deite um fio de azeite e refogue a cebola durante 1 ou 2 minutos e acrescente o alho de seguida; utilize um tacho suficientemente grande para a totalidade das bochechas sem ter que as sobrepor muito
  2. Coloque as bochechas no tacho e doure-as de ambos os lados, mexendo de vez em quando.
  3. Quando as bochechas estiverem douradas, acrescente o vinho tinto e deixe evaporar um pouco o álcool
  4. Tempere com a mistura de alecrim (ou acrescente o ramo de alecrim) e adicione a lata de tomate e um pouco de água, só até cobrir a carne.
  5. Deixe levantar fervura e, com o tacho tapado, deixe cozinhar cerca de 15 minutos.
  6. Depois deste tempo, acrescente a cenoura, prove e retifique o sal, se necessário (a mistura de alecrim que usei contém sal).
  7. Deixe cozinhar em lume baixo, mexendo de vez em quando, até obter um molho espesso, cerca de 20 a 30 minutos.

bochechas4

bochechas6

Nota: nesta receita usei Ina Paarman’d kitchen – Rosemary & Olive Seasoning: uma mistura de alecrim, azeitona, alho e salsa proveniente da África do Sul, que veio numa Umamibox.

Newsletter

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply