A primeira vez que provei gomásio, foi no restaurante macrobiótico Ki, em Aveiro, e desde logo me despertou curiosidade: na altura, foi colocado em cima de arroz integral, o que o tornou muito saboroso, elevando um simples arroz para outro nível.
Lembrei-me desse gomásio e fui ver do que se tratava, descobrindo que não só é fácil de fazer em casa (também há à venda nas lojas de produtos naturais), como os seus benefícios são muito interessantes para a saúde. O gomásio (palavra japonesa = goma (sésamo) + sio (sal)) ou sal de sésamo serve substituir o sal em saladas, sopas, estufados e outros pratos. O sésamo, cujo óleo é rico em ácidos gordos não saturados, em aminoácidos essenciais e em lecitina, fortifica o sistema nervoso e neutraliza a acidez, enquanto o sal marinho favorece a secreção dos sucos digestivos e estimula todo o metabolismo (fonte).
Eu acho que funciona muito bem polvilhado, como um complemento de tempero do prato, e decidi experimentar como ficaria com um creme de brócolos. Fiz a sopa com menos sal do que o habitual para ver se o gomásio funcionava e fiquei agradavelmente surpreendida, porque gosto da comida bem temperada de sal e não lhe senti a falta.
- 2 batatas médias
- 1 cebola média
- 1 alho francês pequeno (só a parte branca)
- Florões de brócolos a gosto (usei 7 a 8)
- sal (pouco)
- azeite
- ———–para o gomásio—————
- 4 colheres de sopa de sementes de sésamo
- 1 colher de chá de sal marinho de boa qualidade
- Descasque as batatas e prepare os restantes legumes, cortando-os em pedaços pequenos
- Coloque-os num tacho, cubra de água e tempere ligeiramente de sal
- Leve o tacho ao lume e deixe cozer durante cerca de 25 minutos ou até os legumes estarem tenros
- Adicione um fio de azeite e reduza a sopa a um creme, com a varinha mágica
- Para o gomásio:
- Torre as sementes de sésamo numa frigideira mexendo de vez em quando, com cuidado para que não queimem. Passe-as para um prato para que arrefeçam.
- Torre o sal na mesma frigideira durante 1 ou 2 minutos. Coloque-os também num prato para arrefecer.
- Coloque as sementes de sésamo e o sal num almofariz e esmague-os.
- Guarde num recipiente em lugar fresco ou no frio.
Ainda não há comentários