A seguir ao pão, do que sinto mais falta na alimentação sem trigo, é das bolachas. São tão práticas para levar na lancheira para o trabalho, mas as de compra quase todas têm o trigo como um dos ingredientes principais. Já vão aparecendo nas lojas bolachas sem glúten, mas nem sempre a lista de ingredientes me agrada, especialmente quando se fala das açucaradas. Sempre que puder optar por bolachinhas caseiras, essa será a minha preferência, apesar de nem sempre o tempo disponível nos ajude a fazer tudo o que queremos!
Crackers de sementes e amaranto
Estas bolachas crocantes surgem de um imprevisto. A receita que ía seguir pedia quinoa e sabia que a tinha na despensa. Quando a fui buscar verifiquei que estava fora da validade e portanto acabei por não a poder usar. Como queria mesmo experimentar a receita, tentei substituir a quinoa por algo semelhante e assim escolhi o amaranto, um grão mais pequeno, mas com características semelhantes. Como o objetivo era reduzir o grão a farinha, não achei que alterasse muito o resultado final. Outra alteração que introduzi à receita original, foi a substituição da farinha de trigo por farinha de arroz integral, o que significa que estas crackers não têm glúten.
A receita
Esta é uma receita em que se usa a Bimby, mas à exceção da redução dos grãos a farinha em que um robot de cozinha (ou um moinho de café) é essencial, todos os restantes passos podem ser adaptados a uma preparação convencional.
- 50 g de amaranto
- 50 g de farinha de mandioca
- 50 g de feijão de soja
- 50 g de farinha de arroz integral, mais q.b. para polvilhar
- 30 g de sementes de sésamo
- 30 g de azeite
- 90 g de água
- 1 colher de chá de sal fino
- 1 pitada de pimenta-de-caiena
- 1 colher de chá de fermento para bolos (usei fermento sem glúten)
- 1 colher de chá de oregãos secos (a receita original pede tomilho seco, mas não tinha)
- 1 clara de ovo
- Coloque no copo o amaranto, a farinha de mandioca e o feijão de soja e pulverize 30 seg/ vel 5-10 aumentando progressivamente a velocidade.
- Adicione a farinha de arroz, as sementes de sésamo, o azeite, a água, o sal, a pimenta-de-caiena, o fermento, os oregãos e a clara e misture 30 seg/ vel 6.
- Retire, forme uma bola e deixe descansar cerca de 15 minutos.
- Pré-aqueça o forno a 180º
- Numa superfície polvilhada com farinha, faça bolinhas do tamanho de uma azeitona e disponha numa folha de papel vegetal, separadas umas das outras. Espalme com o dedo cada uma das bolinhas.
- Sobreponha outra folha de papel vegetal e, com a ajuda de um rolo da massa, estenda de forma a que fiquem muito fininhas.
- Retire a folha superior e leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 3 minutos ou até que fiquem douradas.
- Repita o processo até a massa acabar.
2 Comments
Fernanda Cardoso
Novembro 16, 2016 at 6:57 pmHummmmm.vou fazer. Obrigado pela receita
cristina guimarães
Novembro 17, 2016 at 6:10 pmDepois diga se gostou ;-)