Queijo, fiambre ou enchidos e compota são algumas das opções mais comuns para pôr pão. O queijo, que adoro, apenas posso comer de vez em quando, e por isso acabo por reservá-lo para ocasiões especiais. E de forma a variar o mais possível tenho explorado alternativas à base de vegetais.
Mais do que barrar o pão, tenho comido húmus com legumes cortados às tirinhas. Com pepino, cenoura ou pimentos fica delicioso e é um ótimo lanche para o meio da manhã ou da tarde! Esta pasta é muito popular no médio oriente e norte de África e é feita com grão cozido com tahini, azeite, sumo de limão, alho e sal.
Podem também servir como entrada, regado com um fio de azeite e salpicado com uma pitada de paprika fumada , acompanhado com tostas ou gressinos, ou então com legumes, para uma opção menos calórica.
Húmus
Ingredients
- 200g de grão cozido
- 2 col. sobremesa de tahini (pasta de sésamo)
- 1 col. sopa de sumo de limão
- 1 dente de alho pequeno
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 pouco da água da cozedura do grão (cerca de 2 a 3 colheres de sopa)
- sal q.b
Instructions
Lave o grão e demolhe-o durante a noite
Coza-o até ficar macio (cerca de 1 hora)
Deixe arrefecer um pouco, escorra reservando um pouco da água da cozedura e retire a maior quantidade de cascas que conseguir
Coloque todos os ingredientes num robot de cozida, exceto a água da cozedura do grão
Processe até formar uma pasta, juntando a água da cozedura aos poucos até obter a consistência desejada (aqui optei por deixar mais espessa)
Notes
Pode usar grão de lata (a quantidade de sal deve ser ajustada)
Ainda não há comentários