De todos os produtos que recebi na umamibox de março, o mais intrigante para mim foram as algas secas Tok de Mar, também chamadas de alface do mar. Curiosamente, vim a perceber mais tarde que são cultivadas (produzidas?) muito perto de casa, pois a sua origem é da Ria de Aveiro :) Para além de as já ter consumido pontualmente em pratos de origem japonesa, chinesa e macrobiótica, não tenho grande ideia de como as cozinhar e há muitas variedade a explorar. Os benefícios que parecem ter, merecem o investimento.
“As algas tok de mar são 100% naturais, obtidas de modo sustentável e com elevado controlo de qualidade (…). Boa fonte de minerais, vitaminas e ácidos gordos poli-insaturados, com baixo teor de calorias. Podem substituir parcialmente o uso de sal.”
Resolvi adaptar uma das sugestões que encontrei no site da marca e fiz uns ovos mexidos que podem tanto ser um prato para um brunch, um prato principal mais leve, ou até um pequeno-almoço. Acompanhei com umas tostas e um café de mistura acabadinho de fazer ;-)
O sabor não desilude
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de leite
- 1 mão cheia de alface-do-mar hidratada
- 25g de queijo da ilha ralado
- cebolinho picado a gosto
- sal q.b
- manteiga
- Bata os ovos inteiros com a alface-do-mar hidratada (e escorrida), o leite, o queijo da ilha e o cebolinho picado.
- Tempere de sal, tendo em atenção que as algas já contém algum sódio.
- Coloque uma noz de manteiga numa frigideira e deixe aquecer até formar bolhas, mas sem deixar queimar a manteiga.
- Coloque os ovos na frigideira e deixe cozinhar alguns segundos, deixando os ovos mais ou menos passados, conforme o gosto, mexendo com um garfo de madeira.
- Servir quente.
3 Comments
Lia
Março 26, 2014 at 5:08 pmBem, devem estar uma delícia esses ovos mexidos com essa alga que eu adoraria provar, pois sou louca por sabores diferentes e exóticos!
Beijinhos,
Lia.
cristina guimarães
Março 27, 2014 at 12:47 pmEu também adoro experimentar alimentos novos! Estas algas devem funcionar muito bem em pratos com noodles de ovo. Acho que vai ser a próxima experiência :)
Beijinhos,
Cristina
umamibox abril
Abril 5, 2014 at 6:52 pm[…] o produto que me despertou mais curiosidade e que afinal é cultivado tão perto de casa. Fiz uns ovos mexidos com tok de mar e já tenho outras ideias de como utilizar esta alface do […]