Da minha cozinha/ snacks & lanches

Queijo de tremoço

Há dias cheguei a casa e tinha uma criança (ou pré-adolescente, vá) com o “burrinho nas couves”. Blá blá blá, wiskas saquetas, a coisa ía de mal a pior e percebi que era escusado estar a gastar o latim (há dias assim em que nem vale a pena argumentar). Foi então que lhe disse que íamos os dois para a cozinha. Espetei-lhe com um avental e pedi-lhe para tentar adivinhar qual o ingrediente principal da receita que íamos fazer. Avisei-o de que era muito difícil (estava mesmo em frente dele, em cima da mesa) e bem que abriu frigorífico, micro-ondas, olhou em volta e depois para mim.

– Tremoços! Vamos fazer “queijo” de tremoços – disse-lhe.

IMG_2821

E em poucos minutos o burrinho deixou as couves em paz e eu fiquei com um master chef cheio de vontade de ajudar. Primeira etapa: descascar (há lá coisa mais terapêutica que descascar tremoços?). Aprendeu a trabalhar com a Bimby, leu as instruções da receita e executou tudo passo a passo, reclamando sempre que eu tentava fazer alguma coisa.

Fiquei também com um belo queijo feito de tremoços que fica lindamente servido com um pouco de mel ;-)

IMG_2825 IMG_2827

IMG_2832

Queijo de Tremoço

Serves: 1 queijo médio
Cooking Time: 15 minutos

Ingredients

  • 250 g tremoços sem casca
  • 30 g azeite, mais q.b. para untar
  • sumo de 1/2 limão
  • 1 col. chá de sal
  • 1 col. chá de alho em pó
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 20 g levedura de cerveja
  • 360 g água
  • 15 g de ágar-ágar
  • 30 g amido de milho

Instructions

1

Coloque no copo os tremoços, o azeite, 20 g de sumo de limão, o sal, o alho, a noz-moscada e a levedura nutricional e triture 30 seg/vel 5. Baixe com a ajuda de uma espátula o que ficou na parede do copo.

2

De seguida triture 15 seg/ vel 5. Retire e reserve.

3

Coloque no copo a água, o ágar-ágar e o amido e coza 6 min/100ºC/vel 4.

4

Adicione a pasta de tremoço reservada e misture 30 seg/vel 4. Retire para um recipiente untado com azeite e deixe arrefecer. Leve ao frigorífico cerca de 2horas ou até solidificar. Desenforme no momento de servir.

Notes

Esta receita faz parte do livro Bimby Verdes e Alternativas

Também poderás gostar de ler

10 Comments

  • Reply
    Limited Edition
    Outubro 13, 2016 at 8:41 pm

    vim logo espreitar a receita! olha, e com tremoços secos, como aconselharias a alterar a receita? eu comprei recentemente no mercado para cozinhar e este queijo parece-me uma excelente opção para eles. obrigada!

    • Reply
      cristina guimarães
      Outubro 13, 2016 at 9:06 pm

      Olá :)
      Com tremoços secos penso que teriam que ser demolhados primeiro (umas 12 horas talvez) e depois cozidos na panela de pressão (40 a 60 minutos). Fui espreitar as instruções aqui: http://meucantinho.org/culinaria/cozinhar-tremocos.html porque nunca usei tremoços secos. Depois talvez se tenha que ajustar o sal mas é uma questão de provar os tremoços depois de cozidos.

      beijinhos!
      Cristina

      • Reply
        Limited Edition
        Outubro 13, 2016 at 9:25 pm

        obrigada pela rápida resposta, cristina! eu perguntei à senhora que me vendeu os tremoços secos na feira e nem ela sabia bem qual a melhor maneira de cozinhá-los, visto que só os costumava salgar e temperar para comer tipo petisco, visto que eu queria usá-los como qualquer outra leguminosa. ela aconselhou-me a usar água mineral para que estes fiquem mais moles e fiquei de lhe dar o meu feedback também. bjs

        • Reply
          cristina guimarães
          Outubro 14, 2016 at 6:23 pm

          É curiosa essa sugestão da água mineral porque também o faço para demolhar feijão preto para ficar mais macios ;-)

  • Reply
    Paulina Reys
    Outubro 17, 2016 at 11:18 pm

    Olá, gostei muito desta sugestão de queijo de tremoço. Estou tentada em experimentar, mas o agar-agar, aqui na minha zona não vejo onde possa comprar. Poderá ser substituído por outra coisa? E a que sabe o queijo? A tremoço mesmo? Muito obrigada.
    bjinhos

    • Reply
      cristina guimarães
      Outubro 21, 2016 at 11:29 pm

      Olá Paulina,
      O ágar-ágar compra-se em lojas de produtos naturais mas penso que também já se encontra em hipermercados. Não consigo sugerir uma alternativa pois é o ágar-ágar que dá a consistência ao queijo. Não fica a saber a tremoço :) O que lhe dá um sabor semelhante ao queijo (não fica a saber exatamente a queijo) é a levedura de cerveja (também pode ser usada levedura nutricional mas é mais difícil encontrar).
      Beijinhos!

  • Reply
    Sara
    Fevereiro 11, 2017 at 7:41 pm

    Este queijo derrete? Obrigada.

    • Reply
      cristina guimarães
      Fevereiro 12, 2017 at 3:15 pm

      Olá Sara,

      Não experimentei. A próxima vez que fizer o queijo vou testar!

      Beijos,
      Cristina

  • Reply
    Sónia
    Março 16, 2017 at 9:01 pm

    O amido de milho é obrigatório?

    • Reply
      cristina guimarães
      Março 22, 2017 at 6:50 pm

      Olá Sónia,
      Segui a receita conforme a consultei no livro. Penso que a amido de milho sirva para dar algum corpo ao “queijo” à semelhança do agar agar. Omitindo o que pode acontecer é ficar mais mole, penso eu. Acredito que não faça muita diferença em termos de sabor. Se algum dia experimentar, venho cá partilhar ;-)

    Deixa um comentário