Da minha cozinha

4 ideias irresistíveis para a tua cozinha

Recentemente tive que remodelar a minha cozinha e a dimensão da obra, com paredes deitadas a baixo e tudo, fez com que as dúvidas tivessem surgido ao longo do processo e nos questionássemos se estávamos a ir pelo caminho certo.

Se chegou o emocionante momento de renovar a tua cozinha ou optar por um desenho numa nova casa, estas dicas são para ti. Não te vou dar conselhos em relação aos móveis que já fazem parte dos teus sonhos ou para aquele frigorífico de design que promete dar uma nova alma ao espaço. Nem sequer me passa pela cabeça insinuar que esta será uma divisão onde muitos dos seus melhores momentos terão lugar. Mas garanto-te será esse o caso. Pelo menos no nosso caso foi isso que aconteceu.

A disposição da cozinha importa. Mais agora que nunca, visto que já estamos a anos luz da antiga banca da avó encostada à parede “mais a jeito”.

A minha cozinha

Um Desenho em L

Retira mais dos cantos da tua cozinha. O desenho em L não é o mais inovador desta lista, admito. Esta é uma abordagem comprovadamente útil em juntar duas paredes num espaço contínuo de produtividade, libertando o centro da divisão.

Para quem tem famílias numerosas ou gosta de receber visitas na cozinha, pode usufruir de um maior aproveitamento do espaço, que regra geral se traduz numa mesa de refeições.

O modelo clássico encosta às paredes toda a arrumação e inclusive a maioria dos eletrodomésticos. Bem planeada, pode ser uma aliada para a vida e motivo de orgulho diário.

A Península

Não a Ibérica, mas antes a península que serve como uma extensão da banca de cozinha. As penínsulas são trendy, são bonitas e charmosas. São também um compromisso para quem gosta de cozinhar numa abordagem multiusos e criativa. Este conceito assemelha-se a um restaurante em casa e onde se pode utilizar a própria banca como área de refeição. Perfeita para os saudosistas dos cafés-restaurantes das grandes cidades, vai impressionar amigos e família, bem como manter a ordem nos momentos mais caóticos. Se precisa de uma desculpa para dizer “saiam da minha cozinha” sem que abandonem a divisão, esta é a filosofia perfeita.

A Ilha

Ilhas há-as de todas as formas e feitios. Desde as pequenas e somente de suporte, até grandes espaços onde é possível juntar várias pessoas, utensílios e até uma placa para cozinhar. As ilhas beneficiam grandes divisões e de igual forma dão renovada alma a uma cozinha com dimensões mais modestas. O importante é que ela lhe sirva e se faça acompanhar das escolhas de estilo e funcionalidade que pretende.

Uma ilha longa assemelha-se a um balcão de restaurante (à semelhança de algumas penínsulas), enquanto uma opção reduzida torna o espaço intimista. Esta foi a nossa escolha e continuamos encantados com o conceito open space, que deu uma nova vivência à casa.

Escolher uma cozinha

É verdade que nem sempre temos opção de escolha. Por vezes, a casa dos nossos sonhos já tem uma cozinha como nunca idealizámos e a qual pode ser a resposta às nossas preces. Felizmente, o processo de compra de casa é atualmente mais simples que nunca e permite-nos inclusive visitar virtualmente algumas das propriedades anunciadas.

Dessa forma, não precisas de fechar os olhos a tentar idealizar como serão passados os momentos de refeições e agradáveis serões. Basta visitar e clicar, transportando-se para o espaço. Infelizmente, ainda não nos permite invadir o mesmo com o aroma de um irresistível assado ou de um bolo que faz lembrar a casa das nossas avós.

Post escrito em parceria com a Imovirtual.

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário