Da minha cozinha/ pequeno-almoço & brunch

Waffles de cacau, canela e batata doce

Parte 1
Andei a pedinchar uma máquina de waffles durante muito tempo. Admito: tenho uma fixação por gadgets de cozinha (gozam comigo por causa disso e tudo) e esta era uma peça do puzzle ainda em falta. Como a pedinchice não teve resultado prático, assim que vi esta receita*, soube que não passaria muito tempo até uma linda maquineta produtora de waffles passasse a morar comigo. E pronto, já cá canta.

waffles5

Parte 2
O pequeno-almoço é cada vez mais a minha refeição favorita (já foi a que me custou mais, por acordar quase sem apetite, e ter que me obrigar a comer). Não consigo comer muitos dias seguidos a mesma coisa, por isso tento variar o mais possível, muitas vezes fazendo batidos com diferentes combinações de fruta, bagas e sementes. Por vezes, opto pelas papas de aveia, por iogurte com fruta ou por panquecas (e agora waffles também). Ou pelo simples pão e café ou chá. Cada dia vejo o que me apetece e é isso que preparo.

waffles3

Parte 3
Sim, panquecas ou waffles durante a semana. E não, não me levanto às 5 da manhã para os fazer :) São feitos ao fim-de-semana, congelados e aquecidos no dia, sem descongelar. As panquecas de banana e aveia congelam lindamente e ficam muito boas!  O que me leva ao terceiro ponto –  organização: para ter variedade, é preciso ter no frigorifico, congelador, despensa e fruteira, o necessário para começar o dia com um pequeno-almoço nutritivo, planeando e deixando adiantado alguns dos pequenos-almoços (e snacks) que vamos comer. E isto é algo que tenho vindo a descobrir, a colocar em prática e a ficar cada vez mais fã!
waffles4waffles6



Estes waffles são perfeitos para isso mesmo. Faz-se a mais e congelam-se. No dia em que são feitos, enchem a cozinha e a casa com um aroma doce e reconfortante. Durante a semana, transportam-nos para o saborear desse momento (nem que seja por instantes!). E basta para isso colocá-los na máquina, sem descongelar! Yummy!

waffles de batata doce e cacau
Recipe Type: pequeno-almoço
Serves: 8
Ingredients
  • 1 chávena de farinha de amêndoa
  • 1/4 de chávena de farinha de côco
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 1/4 de chávena de cacau em pó
  • 1/2 colher de chá de fermento
  • 1 1/2 colher de chá de canela
  • 4 ovos
  • 1/2 chávena de batata doce (de preferência a de polpa laranja) cozida e esmagada
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 3 colheres de sopa de xarope de ácer
  • 1/2 chávena de leite de côco
Instructions
  1. Ligar a máquina de waffles
  2. Numa tigela, juntar todos os ingredientes secos
  3. Juntar os ovos, a batata doce, o extrato de baunilha e o xarope de ácer, mexendo com uma vara de arames
  4. Se a massa estiver muito espessa (o que pode acontecer dependendo da textura da batata doce), juntar lentamente o leite de côco.
  5. Deitar a porção necessária para fazer os waffles, de acordo com as instruções da máquina, até acabar a massa.
  6. Servir com xarope de ácer ou congelar, depois de frios, em saquinhos com fecho no topo.

 

 

*Receita adaptada de: Make-Ahead Paleo: Healthy Gluten, Grain & Dairy Free Recipes Ready When & Where You Are – Chocolate, Cinnamon and Sweet Potato Waffles

Também poderás gostar de ler

Ainda não há comentários

Deixa um comentário