Se a vida te dá uma caixa cheia de tomates chucha lindos, deliciosos e maduros, podes aproveitá-los de várias maneiras e eu resolvi fazer molho de tomate caseiro.
Este é um molho de tomate muito simples e (talvez por isso) muito versátil. Já o usei para cozinhar carne e peixe, massas e também legumes. Imagino que fique bem na base de uma pizza e em tantos outros pratos de inspiração italiana.
É um molho já temperado o que o torna bastante prático quando se está com pressa. Junta-se o molho a alguns ingredientes, acompanha-se com arroz ou massa, e está um jantar na mesa. Nota-se muito que estou fã deste molho? ;-)
Para conservar o molho de tomate caseiro é preciso esterilizar os frascos de vidro onde se vai guardar. Eu costumo lavar os frascos e levo-os ao microondas durante um minuto, depois de escorridos. Coloco o molho acabado de fazer no frasco, enchendo até cima, tapo e deixo arrefecer virado ao contrário. Isto cria uma espécie de vácuo que faz com que, ao abrir, se ouça aquele barulho típico na abertura dos frascos de compra.
Molho de Tomate Caseiro
Ingredients
- 200g cebola
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- 40g azeite
- 1kg tomate chucha maduro cortado em pedaços ou 2 latas de tomate aos pedaços (cada 400g)
- 10g vinho branco
- 2 c. chá orégãos
- 1c. chá sal
- 1/2 c. chá pimenta
Instructions
Coloque no copo a cebola, os alhos, a cenoura e o azeite e programe 5 seg/vel.5
Refogue 5min/varoma/vel1
adicione os restantes ingredientes e programe 20 min/100º/vel 2
triture durante 30 seg, progressivamente, até à vel 7.
Ainda não há comentários