Cá em casa bolo que é bolo, é de chocolate. É o caminho mais rápido para ter “clientes” satisfeitos. Foi assim uma escolha muito fácil a deste bolo para comemorar o World Baking Day, que se comemorou ontem.
Para que conste: eu não gosto de beterraba. Gostava muito de gostar. Adoro a cor vibrante que tem e reconheço-lhe as propriedades. Infelizmente, não consigo gostar do sabor. Garanto, por isso, que não se vai sentir o gosto da beterraba (ou sente-se muito ligeiramente), ou se outra forma não faria este bolo ;-)
Desta vez usei farinha de espelta integral o que deu ao bolo maior consistência. Com farinha normal, fica um pouco mais leve.
- 200g/ de manteiga, mais um pouco para untar a forma
- 250g de beterraba cozida, sem casca
- 200g de chocolate preto 70% cacau
- 1 café expresso (ou 4 colheres de sopa)
- 135g de farinha (usei 60g de farinha normal e a restante de espelta integral)
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 5 ovos (de preferência caseiros ou de galinhas criadas ao ar livre)
- 190g de açúcar amarelo
- crème fraîche para servir (opcional)
- Pré-aqueça o forno a 180C. Unte uma forma de cerca de 20cm com um pouco de manteiga e forre o fundo com papel vegetal.
- Reduza a beterraba cozida a um puré grosso e reserve.
- Derreta o chocolate em banho maria e quando estiver derretido adicione o café bem quente.
- Corte a manteiga em pedaços e junte ao chocolate quente. Retire do lume e reserve (a manteiga vai derreter com o calor do chocolate).
- Peneire a farinha, o fermento e o cacau em pó para uma tigela e reserve.
- Separe as gemas das claras. Com uma vara de arames, mexa as gemas até fazer espuma e junte-as de seguida à mistura de chocolate e manteiga. Incorpore também a beterraba nesta mistura.
- Bata as claras até formar picos quando retira as varas. Incorpore o açúcar.
- Incorpore as claras com a mistura de chocolate e de seguida incorpore também a farinha.
- Passe a massa para a forma e leve ao forno cerca de 40 minutos ou até que um palito saia seco, quando inserido no centro do bolo.
- Deixe arrefecer na forma.
- Sirva com uma colherada de crème fraîche.
6 Comments
Paula Moita
Maio 20, 2014 at 10:34 amOlá!
quando a foto deste delicioso bolo no facebook, tive que vir espreitar! Já há algum tempo que ando com curiosidade do sabor da beterraba nos bolos e pelo aspecto deste só pode ser bem bom.
beijinhos
cristina guimarães
Outubro 8, 2014 at 2:12 pmOlá Paula,
Cá em casa não há adeptos da beterraba, mas este bolo comem e gostam! É uma forma de tornar o bolo um pouco mais saudável.
Beijinhos
Lia
Maio 22, 2014 at 8:25 pmOlá Cristina,
Eu sou suspeita pois adoro beterraba e este ano rendi-me completamente aos seus encantos e tenho cozinhado imenso com ela.
Eu já fiz este bolo do Nigel e adoro. Adoro o sabor, a densidade,a textura, tudo e adoro a tua versão com a farinha integral.
Beijinhos grandes,
Lia.
cristina guimarães
Outubro 8, 2014 at 2:09 pmOlá Lia :)
Eu estou a aprender a gostar. Tenho que continuar à procura de receitas para a usar de diferentes formas! Vale muito a pena pelos benefícios da beterraba que são muitos.
Beijos e obrigada pela visita ;-)http://www.tomilho-limao.com/wp-admin/edit-comments.php?p=577#comments-form
sumo de laranja, beterraba e cenoura
Outubro 8, 2014 at 1:53 pm[…] tentei cozida e crua, mas a única maneira de tolerar o sabor é na versão bolo de chocolate, pois na verdade o intenso sabor a cacau deste bolo mascara muito bem aquele travo que me […]
pequenos-almoços saudáveis PureFood – Tomilho-limão
Junho 3, 2016 at 10:52 am[…] de um paté de beterraba, delicioso, e que já fiz depois do workshop (antes beterraba só se fosse em forma de bolo) e de uma papa crua de trigo sarraceno, ótima para o tempo mais […]